Buscar

Com base na leitura dos textos acima, marque a opção CORRETA: Ações educativas em educação permanente em saúde têm como objetivo promover, na soc...

Com base na leitura dos textos acima, marque a opção CORRETA:


Ações educativas em educação permanente em saúde têm como objetivo promover, na sociedade civil, a educação em saúde, mediante inclusão social e promoção da autonomia das populações na participação em saúde.
A aprendizagem significativa leva em consideração o conhecimento prévio do aprendiz em suas vivências cotidianas, mas este tipo de aprendizagem não é valorizado pela Educação Permanente em Saúde.
A Educação Permanente em Saúde se fundamenta no uso de metodologias ativas de conhecimento, contrárias às transmissivas. Trata-se, mais especificamente, de uma pedagogia problematizadora, baseada na relação dialógico-dialética entre educador e educando, ou seja, ambos aprendem juntos.
Núcleo de educação em urgência é a instância de articulação interinstitucional e locorregional para a gestão de processos educativos significativos e agregadores de transformação na atenção à saúde, na gestão setorial, no ensino de saúde e no controle social do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Educação Permanente em Saúde é conceituada como a produção e sistematização de conhecimentos relativos à formação e ao desenvolvimento para a atuação em saúde, envolvendo práticas de ensino, diretrizes didáticas e orientação curricular.
Cabe ao governo federal articular e participar das políticas regulatórias e de indução de mudanças no campo da graduação e da especialização das profissões de saúde e articular e pactuar com o Sistema Estadual de Educação processos de formação, de acordo com as necessidades do SUS, cooperando com os demais gestores, para processos na mesma direção.
Cabe ao município formular e promover a gestão da educação permanente em saúde e processos relativos à mesma, orientados pela integralidade da atenção à saúde, criando, quando for o caso, estruturas de coordenação e de execução da política de formação e desenvolvimento, participando no seu financiamento.
Não cabe aos municípios promover diretamente ou em cooperação com o estado, ou União, os processos conjuntos que estão relacionados à educação permanente em saúde.
Cabe ao estado propor e pactuar com o sistema federal de educação processos de formação de acordo com as necessidades do SUS, articulando os demais gestores na mesma direção.
O estado deve apoiar e promover a aproximação dos movimentos de educação popular em saúde na formação dos profissionais de saúde, em consonância com as necessidades sociais em saúde e incentivar junto à rede de ensino, no âmbito municipal, a realização de ações educativas e de conhecimento do SUS.

Essa pergunta também está no material:

AOL2 Educação em Saúde
10 pág.

Educação em Saúde Faculdade Maurício de Nassau de ManausFaculdade Maurício de Nassau de Manaus

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A opção correta é: "A Educação Permanente em Saúde se fundamenta no uso de metodologias ativas de conhecimento, contrárias às transmissivas. Trata-se, mais especificamente, de uma pedagogia problematizadora, baseada na relação dialógico-dialética entre educador e educando, ou seja, ambos aprendem juntos."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais