Buscar

Para que o cacau se torne chocolate, são necessárias diversas etapas, além de um controle muito rígido que ajude a garantir a qualidade do chocolat...

Para que o cacau se torne chocolate, são necessárias diversas etapas, além de um controle muito rígido que ajude a garantir a qualidade do chocolate. Dentre esses processos, temos a fermentação, um dos mais importantes, que vai influenciar o chocolate diretamente no final do processo de produção. Sobre a fermentação do cacau, analise as sentenças a seguir:

I. A fermentação da semente de cacau acontece devido às sobras de polpa da parte de fora das sementes.

II. A fermentação do cacau costuma acontecer em caixas furadas, para evitar que as sementes embolorem e que a fermentação aconteça corretamente.

III. A fermentação influencia diretamente os sabores e aromas do chocolate.

IV. A fermentação acontece algumas horas antes de seguir para a etapa de secagem.

Assinale a alternativa CORRETA:


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) I, II e III estão corretas. Justificativa: I. A fermentação da semente de cacau acontece devido às sobras de polpa da parte de fora das sementes. Essa afirmação está correta, pois a fermentação do cacau ocorre devido à ação de micro-organismos presentes na polpa que envolve as sementes. II. A fermentação do cacau costuma acontecer em caixas furadas, para evitar que as sementes embolorem e que a fermentação aconteça corretamente. Essa afirmação também está correta, pois as caixas furadas permitem a entrada de ar e a saída de gases produzidos durante a fermentação, evitando que as sementes embolorem. III. A fermentação influencia diretamente os sabores e aromas do chocolate. Essa afirmação está correta, pois a fermentação é responsável por transformar os compostos presentes nas sementes de cacau em compostos que vão influenciar diretamente no sabor e aroma do chocolate. IV. A fermentação acontece algumas horas antes de seguir para a etapa de secagem. Essa afirmação está incorreta, pois a fermentação do cacau pode durar de 2 a 7 dias, dependendo das condições climáticas e do tipo de cacau utilizado. Após a fermentação, as sementes são secas ao sol ou em estufas antes de seguir para as próximas etapas de produção do chocolate.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais