Buscar

A Organização Social sempre esteve dependente das formas como se estabeleciam a produção de bens para a sobrevivência, o atendimento às necessidade...

A Organização Social sempre esteve dependente das formas como se estabeleciam a produção de bens para a sobrevivência, o atendimento às necessidades básicas e a possibilidade de uma vida confortável e segura. Esta dependência foi exponencialmente aumentada no sistema capitalista de produção, o que por sua vez trouxe um aumento exponencial da desigualdade social.

Sobre este tema da desigualdade social em vista da dependência das formas produtivas, assinale V para verdadeiro e F para falso, nas afirmativas abaixo:

       I.           ( ) A desigualdade social tem uma de suas principais fontes na falta de acesso à propriedade privada dos meios de produção.

    II.           ( ) A desigualdade social está baseada na constante disputa por parte dos trabalhadores em vista dos melhores empregos.

 III.           ( ) O processo de industrialização, a partir de sua exponencial capacidade produtiva, trouxe uma enorme diminuição da desigualdade social.

 IV.           ( ) A precarização do trabalho é um dos desdobramentos da persistente desigualdade social no sistema capitalista.

   V.           ( ) A diminuição de direitos sociais, bem como um conservadorismo excludente, também são expressões da desigualdade social.

Em seguida, assinale abaixo a alternativa que contém a sequência correta de afirmativas verdadeiras e falsas:

a.

.F, V, V, F, F.

b.

.F, V, F, F, V.

c.

.V, F, F, V, V.

d.

.V, F, V, F, V.

e.

.F, F, F, V, V.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "b": F, V, F, F, V. Justificativa: I. (F) A desigualdade social tem uma de suas principais fontes na falta de acesso à propriedade privada dos meios de produção. - A propriedade privada dos meios de produção é uma das causas da desigualdade social, mas não é a única. II. (V) A desigualdade social está baseada na constante disputa por parte dos trabalhadores em vista dos melhores empregos. - A disputa por melhores empregos é uma das causas da desigualdade social. III. (F) O processo de industrialização, a partir de sua exponencial capacidade produtiva, trouxe uma enorme diminuição da desigualdade social. - A industrialização trouxe melhorias econômicas, mas não necessariamente diminuiu a desigualdade social. IV. (F) A precarização do trabalho é um dos desdobramentos da persistente desigualdade social no sistema capitalista. - A precarização do trabalho é uma das causas da desigualdade social. V. (V) A diminuição de direitos sociais, bem como um conservadorismo excludente, também são expressões da desigualdade social. - A diminuição de direitos sociais e o conservadorismo excludente são expressões da desigualdade social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando