Buscar

Há muitos fatores que impulsionam as empresas a entrar na competitividade internacional, motivando e facilitando essa entrada. As empresas são moti...

Há muitos fatores que impulsionam as empresas a entrar na competitividade internacional, motivando e facilitando essa entrada. As empresas são motivadas a expandir suas operações de forma globalizada, a fim de poderem crescer, desenvolver e até sobreviver. Essas operações globalizadas são também facilitadas pelo desenvolvimento de novas tecnologias e capacitações. Os principais fatores que elevam a logística internacional são o crescimento econômico, a abordagem da cadeia de suprimentos, a regionalização, a tecnologia e a desregulamentação. À medida que a economia mundial se torna cada vez mais globalizada e o Brasil incrementa gradativamente seu comércio exterior, a logística passa a ter um papel acentuadamente mais importante, pois comércio e indústria consideram o mercado mundial seus fornecedores e clientes. 

 

NOGUEIRA, Amarildo de Souza. Logística Empresarial: um guia prático de operações logísticas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2018 (adaptado).

 

Diante disso, considere a situação apresentada a seguir.

 

Eduardo é gerente logístico da Terra Agroindústria, uma empresa localizada no Sul do Brasil. Ele realiza transações comerciais com dois países: Uruguai e Argentina. Esses acordos comerciais ocorrem com frequência e desembaraço graças ao fato de seus países participarem conjuntamente de um bloco econômico.

 

Com base no bloco econômico evidenciado na situação exposta, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 

 

I. Pode-se afirmar, com base na situação exposta, que o bloco econômico formado por países, dentre eles, Brasil, Uruguai e Argentina, é o Mercado Comum do Sul (Mercosul).

 

PORQUE

 

II. O Mercosul, oficialmente estabelecido através do Tratado de Assunção, estabeleceu um modelo de integração entre seus países membros, cujo objetivo principal é eliminar as barreiras comerciais entre seus membros. 

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 

A) 

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

B) 

As asserções I e II são proposições falsas.

C) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

D) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

E) 

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


Respostas

17 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. A asserção I é verdadeira, pois o bloco econômico formado por Brasil, Uruguai e Argentina é o Mercado Comum do Sul (Mercosul). A asserção II também é verdadeira, pois o objetivo principal do Mercosul é eliminar as barreiras comerciais entre seus membros, estabelecendo um modelo de integração entre seus países membros, oficialmente estabelecido através do Tratado de Assunção. A II é uma justificativa da I, pois o bloco econômico formado por Brasil, Uruguai e Argentina é o Mercosul, que tem como objetivo principal eliminar as barreiras comerciais entre seus membros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina