A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
GO1120023

Pré-visualização | Página 1 de 2

PIM – Projeto Integrado Multidisciplinar III
Fagner dos Santos Damasceno de Oliveira
Projeto Integrado Multidisciplinar III
Unilever
Fagner dos Santos Damasceno de Oliveira
Projeto Integrado Multidisciplinar III
Unilever
Sumário
Descrever a empresa escolhida:
Porte e tipo de negócio da empresa;
Principais produtos e/ou serviços;
Principais concorrentes;
Analisar o cenário da empresa:
Análise dos resultados obtidos e participações no mercado;
Identificar ameaças e oportunidades;
Identificar pontos fortes e pontos fracos;
Identificar possíveis falhas na gestão de estoque e logística na empresa;
Com base nos conhecimentos do cenário analisado no item 2, identificar uma área, produto, serviço ou processo para o plano de negócios:
Descrever a situação atual da área, produto, serviço ou processo escolhido;
Descrever uma proposta para ampliar ou melhorar os resultados da empresa, com base na área, produto, serviço ou processo escolhido.
RESUMO
A história da Unilever começa no século XIX, na Inglaterra. William Hesketh Lever – fundador da Empresa que hoje é uma das maiores do mundo na área de alimentos, higiene e beleza – teve uma idéia original e muito bem aceita: dar nome e embalagens individuais aos sabões que fabricava.
Assim nasceu o Sunlight. Numa época em que o sabão era um produto genérico, vendido por peso, ele se tornou um sucesso com seu nome atraente e bela embalagem. Mas claro que não foi só por isso: Sunlight também era mais suave que os outros sabões e protegia as mãos das donas-de-casa.
O sucesso veio rápido e logo a Empresa expandiu sua atuação para outros países. Em 1929, a Lever Brothers ampliou mercados unindo-se a um grupo holandês da área de alimentos. Nascia a Unilever, que no mesmo ano chegaria ao Brasil, com a fundação da Irmãos Lever na cidade de São Paulo.
Sumário
1. Descrever a empresa escolhida:
1.1. Porte e tipo de negócio da empresa;
A empresa escolhida é de grande porte, sendo inclusive uma multinacional muito conhecida não só aqui, mas no exterior. Uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes. Atualmente, a Unilever Brasil conta com 12 fábricas nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco e cerca de 12 mil funcionários.
1.2. Principais produtos e/ou serviços;
Presente em 100% dos lares brasileiros ao longo de um ano, seus produtos atingem, mensalmente, 86% dos domicílios, ou seja, cerca de 37 milhões. São oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidade e construindo marcas consagradas como Omo, Comfort, Seda, Lux, Kibon, Hellmann’s, Arisco, Knorr, Becel, Maizena, AdeS, Dove, Axe, Close Up e Rexona, entre outras.
A missão da Unilever é levar vitalidade para o dia-a-dia, atendendo as necessidades diárias de nutrição, higiene e cuidados pessoais com marcas que ajudam as pessoas a se sentirem bem, ficarem bonitas e aproveitarem mais a vida. 
1.3. Principais concorrentes;
No Brasil, das 17 categorias em que atua, a Unilever é líder em 10, além de estar entre as duas principais fornecedoras do varejo alimentar e de farmácias. Seus principais concorrentes são:
	P&G
	NESTLE
	L’OREAL
	CP=COLGATE-PALMOLIVE
Entre outras marcas, incluindo as estrangeiras.
Analisar o cenário da empresa:
2.1. Análise dos resultados obtidos e participações no mercado;
Uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes, com operações em mais de 100 países. Presente em 100% dos lares brasileiros ao longo de um ano, seus produtos atingem, mensalmente, 86% dos domicílios, ou seja, cerca de 37 milhões. São oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidade e construindo marcas consagradas como Omo, Comfort, Seda, Lux, Kibon, Hellmann’s, Arisco, Knorr, Becel, Maizena, AdeS, Dove, Axe, Close Up e Rexona, entre outras.
•	Em 2007, a Unilever Brasil foi eleita pela segunda vez consecutiva como uma das Empresas dos Sonhos dos Jovens. As consultorias Companhia de Talentos e LAB SSJ entrevistaram mais de 16 mil estudantes universitários.
•	Em 2008, as marcas Omo, Seda, Rexona, Lux, Kibon e Hellmann’s foram as vencedoras, em suas respectivas categorias, do Top Of Mind da Folha de S. Paulo. A Unilever venceu o Top Popular com Hellmann’s, o Top Feminino com Seda e o Top Grand Prix com Omo.
•	A Unilever é a empresa mais admirada no Brasil na categoria Higiene e Limpeza Doméstica no prêmio Carta Capital de 2006. Ficou com o segundo lugar em Higiene, Perfumaria e Cosmético, e Alimentos.
•	A Unilever foi vencedora no item Relacionamento com o Governo e a Sociedade no Guia Exame 2006 de Boa Cidadania Corporativa, com o Projeto Mais Vida.
•	A Unilever foi premiada em 2005, pelo segundo ano consecutivo, como uma das 10 empresas-modelo. A empresa foi destaque no Guia Exame de Boa Cidadania por ter aplicado conceitos de sustentabilidade ao lançar produtos específicos para a população de baixa renda, ter reciclado quase 100% dos resíduos gerados nas suas fábricas e ter mais que duplicado o orçamento para a área ambiental entre 2002 e 2004. Entre as três maiores notas recebidas, a Unilever destaca o quesito “Meio Ambiente” (10), “Valores e transparência” (9,5) e “consumidores/clientes” (9,5).
 2.2. Principais concorrentes;
A multinacional lidera 10 dos 13 agrupamentos de produtos com os quais atua no mercado nacional e nunca teve dificuldades para comercializar seu portfólio – mesmo com muitos itens custando mais do que os concorrentes. Afinal de contas, a qualidade de seus produtos sempre garantiu a fidelidade de muitos consumidores a marcas como Omo, Hellman’s e Seda. Em 2010, porém, as vendas da empresa cresceram apenas 2,2% no País. Com mais concorrentes de peso, cujos produtos possuem qualidade similar, a briga para se manter no topo é cada vez mais acirrada.
Com o cenário de avanço da concorrência, a empresa pode assumir com maior clareza esse novo posicionamento. No ano passado, a Unilever perdeu espaço em segmentos importantes. A marca de cuidados com o cabelo Seda, por exemplo, tinha 20,4% de participação em 2009 e caiu para 16,7% em dezembro de 2010. O mercado esta concorrido, novas marcas surgem a todo momento, a empresa deve-se manter em maturidade no ciclo de vida de seus produtos, portanto deve a todo momento se reposicionar no mercado, criando novas oportunidades e novas estratégias de marketing para seus produtos.
Identificar pontos fortes e pontos fracos;
A empresa já é forte no mercado, possui campanhas de marketing muito bem elaboradas, esta bem consolidada neste e seu RH dentro da empresa é exemplar. A empesa ainda se preocupa com campanhas como: vacinação e ajuda ao meio ambiente. Porém deve estar sempre em alerta para o risco do surgimento de concorrentes a sua altura, pois o mercado em que ela atua possibilita a todo momento que novas empresas usufruam deste.
Identificar possíveis falhas na gestão de estoque e logística na empresa;
Devido a algumas reclamações em relação a logística da empresa a Unilever adotou o Infolog Web no transporte rodoviário de cargas há dois anos, quando criou o projeto "Circuitos Estáticos", que definiu um conjunto de rotas comuns entre si com alta produtividade e o mercado começou a responder a isso, fazendo, em contrapartida, fretes mais baratos. 
Em cada início de operação, é traçado um plano de viagem. É a partir desse plano que o usuário, no meio do percurso, vai alimentando o programa com informações como hora de chegada em determinados