Buscar

1) "Formulou um sistema de Cânones interpretativos que permitem uma prática de desenvolvimento que proveio do afastamento gradual de um ponto de pa...

1) "Formulou um sistema de Cânones interpretativos que permitem uma prática de desenvolvimento que proveio do afastamento gradual de um ponto de partida dogmático. Entre outras palavras, permitiu ao intérprete ignorar o conteúdo específico de uma obra em apreço, inserindo-o em um contexto para sua interpretação". Com base no texto acima identifique seu autor:

d) Friedrich Schleiermacher.

2) Analise as assertivas abaixo:
I - Podemos dizer que além da sua relação com a fenomenologia, a influência de Gadamer foi igualmente importante para o existencialismo e desconstrucionismo.
II - Para Heidegger a hermenêutica é uma teoria da compreensão em que o contexto histórico presente é sempre algo determinante na atividade interpretativa do objeto.

Assinale a alternativa correta:

a) I e II são falsas.

Justificativa: Em Gadamer, a hermenêutica abandona o método e volta-se para a filosofia, assim como a linguagem transforma-se em um mecanismo de atribuição de sentido. Ou seja, interpretar lei agora significa atribuir um sentido a ela, cuja tarefa é criativa. Na concepção de Heidegger, a principal questão que a hermenêutica deve trazer à vista é a “facticidade, ou seja, nosso próprio Dasein na medida em que é interrogado com respeito, na base e com vistas ao caráter de seu ser”

3) Em sua obra Verdade e Método, assegura que a hermenêutica não é um método para se chegar à verdade e que o problema hermenêutico não é, por sua vez, um problema de método. Nesse sentido, a hermenêutica não seria uma metodologia das ciências humanas, mas sim uma tentativa de compreender as ciências humanas. A obra acima referida pertence a:

d) Gadamer.

4) Na interpretação pública administrativa a interpretação é realizada pelos membros do Poder Executivo. PORQUE A interpretação pública administrativa é aquela decorrente do direito consuetudinário, ou seja, da prática reiterada dos costumes. Assinale a alternativa correta:

c) A primeira assertiva é verdadeira e a segunda é falsa.

Justificativa: Aquela cuja fonte elaborada é a própria Administração Pública, através de seus órgãos e mediante pareceres, despachos, decisões, circulares, portarias etc. Essa interpretação só tem poder vinculante para as autoridades administrativas que estiverem submetidas a elas.

5) Na interpretação sistemática procura-se examinar a norma em relação às demais normas do ordenamento jurídico PORQUE Neste tipo de interpretação a norma não é mais examinada no seu aspecto intrínseco. Assinale a alternativa correta:

d) As duas assertivas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

6) Podemos dizer que a interpretação decorrente do direito consuetudinário, ou seja, da prática reiterada dos costumes configura a:

a) Interpretação pública casuística.

Justificativa: Podemos dizer que a interpretação pública casuística é aquela proveniente do direito consuetudinário, ou seja, prática reiterada e constante de costumes tem o condão de estabelecer uma orientação interpretativa de uma determinada norma.

7) Podemos dizer que a interpretação em que a própria lei revela significado de outra norma jurídica configura:

b) Interpretação pública autêntica.

Justificativa: A Interpretação Autêntica é aquela que é feita pelo Legislador, que é feita na mesma lei ou em lei sucessiva.

8) Podemos dizer que na obra “da interpretação” (tradução) faz-se uma relação entre os conceitos e a realidade, uma vez que o processo do conhecimento se faz por meio de abstrações mentais daquilo que é adquirido por meio da experiência sensível. Estamos falando da obra:

c) Peri Hermeneias, de Aristóteles.

9) Por que dizemos que a interpretação histórica é uma continuação dos processos de interpretação gramatical e lógica com possibilidade de dar um conhecimento mais contundente da ciência jurídica?

c) Porque a interpretação que faz uso da técnica histórica tem por fim esclarecer e interpretar a norma mediante uma verdadeira reconstrução do seu conteúdo significativo de origem no momento em que ela foi criada.

10) Qual o conceito de Hermenêutica?

c) Podemos dizer que Hermenêutica é a arte ou técnica de interpretar textos, especialmente textos antigos e sagrados.


Essa pergunta também está no material:

QUESTÕES COMENTADAS - HEMENEUTICA
2 pág.

Hermenêutica Jurídica Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sua pergunta não apresenta uma dúvida específica. Você poderia reformulá-la para que eu possa ajudá-lo(a) de forma mais efetiva?

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais