Buscar

6) A Constituição Federal prevê uma imunidade para o imposto sobre a transmissão inter vivos de bens imóveis, também conhecido pela sigla ITBI, nos...

6)

A Constituição Federal prevê uma imunidade para o imposto sobre a transmissão inter vivos de bens imóveis, também conhecido pela sigla ITBI, nos casos em que ocorre a transmissão de bens para a integralização do capital social. Ocorre que o tema passou por diversas discussões e o STF julgou com repercussão geral. Sobre o entendimento do STF, assinale a opção correta:

Alternativas:

  • A imunidade do ITBI, prevista no art. 156, § 2º, I, da CF, sobre imóveis incorporados ao patrimônio da pessoa jurídica, alcança o valor dos bens que exceder o limite do capital social a ser integralizado.
  • A imunidade do ITBI, prevista no art. 156, § 2º, I, da CF, não é aplicada até o limite do capital social da pessoa jurídica.
  • A imunidade do ITBI, prevista no art. 156, § 2º, I, da CF, sobre imóveis incorporados ao patrimônio da pessoa jurídica, não alcança o valor dos bens que exceder o limite do capital social a ser integralizado.
  • A imunidade do ITBI, prevista no art. 156, § 2º, I, da CF, não abrange a transmissão de bens ou direitos incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em realização de capital.
  • A imunidade do ITBI, prevista no art. 156, § 2º, I, da CF, abrange qualquer incorporação de bens ou direitos ao patrimônio da pessoa jurídica.

Código da questão: 59664

7)

Acerca da progressividade de alíquotas para o ITBI, considere as seguintes afirmações:

( ) É inconstitucional a lei que estabelece alíquotas progressivas para o imposto de transmissão inter vivos de bens imóveis – ITBI com base no valor venal do imóvel.

( ) É constitucional a lei que estabelece alíquotas progressivas para o imposto de transmissão inter vivos de bens imóveis – ITBI com base no valor venal do imóvel.

( ) Incide sobre a transmissão de bens ou direitos incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em realização de capital e poderá receber alíquotas progressivas.

( ) Incide sobre a transmissão de bens ou direitos decorrente de fusão, incorporação, cisão ou extinção de pessoa jurídica e não poderá receber alíquotas progressivas.

( ) A operação de transferência de bens permite apurar a real disponibilidade do adquirente para pagamento do imposto, o que enseja a progressividade de alíquotas.

Assinale a alternativa que contenha a sequência correta:

Alternativas:

  • F – V – F – F – F.
  • V – F – V – F – V.
  • V – F – F – F – V.
  • V – F – F – F – F.
  • F – V – V – F – V.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: A imunidade do ITBI, prevista no art. 156, § 2º, I, da CF, sobre imóveis incorporados ao patrimônio da pessoa jurídica, não alcança o valor dos bens que exceder o limite do capital social a ser integralizado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais