Buscar

12. Acerca do princípio da imunidade recíproca, pode-se afirmar corretamente que A) abrange todas as espécies tributárias, impostos, taxas, contri...

12. Acerca do princípio da imunidade recíproca, pode-se afirmar corretamente que

A) abrange todas as espécies tributárias, impostos, taxas, contribuições de melhorias e contribuições sociais que não podem ser cobrados dos entes públicos da Administração Direta, Indireta e Fundacional.
B) é extensiva às autarquias, às fundações e sociedades de economia mista, prestadoras de serviços públicos e exploradoras de atividades econômicas, instituídas e mantidas pelo Poder Público, no que se refere ao patrimônio, à renda, aos serviços e atividades econômicas vinculadas a suas finalidades institucionais.
C) aplica-se ao patrimônio, à renda e aos serviços das empresas públicas, relacionados com exploração de atividades econômicas regidas pelas normas aplicáveis a empreendimentos privados, desde que vinculadas às suas finalidades institucionais.
D) aplica-se ao patrimônio, à renda e aos serviços dos entes públicos da Administração Direta, Indireta e Fundacional, em que haja contraprestação ou pagamento de preços ou tarifas pelo usuário.
E) não exonera o promitente comprador da obrigação de pagar imposto relativamente ao bem imóvel adquirido da União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios.

Essa pergunta também está no material:

Exercício de Fixação
8 pág.

Direito Tributário II Centro UniversitárioCentro Universitário

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) é extensiva às autarquias, às fundações e sociedades de economia mista, prestadoras de serviços públicos e exploradoras de atividades econômicas, instituídas e mantidas pelo Poder Público, no que se refere ao patrimônio, à renda, aos serviços e atividades econômicas vinculadas a suas finalidades institucionais. O princípio da imunidade recíproca é uma garantia constitucional que impede que os entes federativos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) cobrem tributos uns dos outros. Essa imunidade é extensiva às autarquias, às fundações e sociedades de economia mista, prestadoras de serviços públicos e exploradoras de atividades econômicas, instituídas e mantidas pelo Poder Público, no que se refere ao patrimônio, à renda, aos serviços e atividades econômicas vinculadas a suas finalidades institucionais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais