Buscar

O forte aumento populacional ao longo dos séculos traz, para o ideal democrático, a necessidade de lidar com a representação e, por extensão, com a...

O forte aumento populacional ao longo dos séculos traz, para o ideal democrático, a necessidade de lidar com a representação e, por extensão, com a escolha dos representantes. Esta ‘democracia representativa’ precisa, então, estruturar-se em torno de alguns elementos. Das alternativas abaixo, apenas uma não se alinha a esta estrutura. Aponte-a:

a. Instituições do processo decisório, tornando-as cada vez mais permeáveis à participação dos representantes da sociedade civil: poder legislativo.

b. Instituições que agrupam aqueles que querem representar a sociedade civil nas instituições do processo decisório: partidos políticos.

c. Processos de escolha dos representantes da sociedade civil na sociedade política: eleições.

d. Regulação da diversidade de ideias e pensamentos para a garantia da ordem e moral da sociedade: controle e restrições ideológicas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que não se alinha à estrutura da democracia representativa é a letra D: "Regulação da diversidade de ideias e pensamentos para a garantia da ordem e moral da sociedade: controle e restrições ideológicas". Isso porque a democracia representativa se baseia na escolha dos representantes pelo povo, através de eleições, e na participação da sociedade civil nas instituições do processo decisório, através de partidos políticos e outras organizações. A regulação da diversidade de ideias e pensamentos através de controle e restrições ideológicas não é uma prática democrática, pois limita a liberdade de expressão e o debate público.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais