Buscar

(ENADE, 2014 – p. 26) A função didática da relação cinema-história se consubstancia na utilização de um novo método aplicado ao ensino: o uso da li...

(ENADE, 2014 – p. 26) A função didática da relação cinema-história se consubstancia na utilização de um novo método aplicado ao ensino: o uso da linguagem cinematográfica como instrumento auxiliar de formação histórica, com a finalidade de integrar, orientar e estimular a capacidade de análise dos estudantes. Do ponto de vista didático, trata-se de utilizar películas já existentes como fontes para a discussão de temas históricos, de analisar o cinema como agente da história e como documento e, mais ainda, de preparar estudantes para a pesquisa.

NÓVOA, J. Apologia da relação cinema-história. Olho da História: Revista de História Contemporânea. UFBA, 1995.


Sobre o uso do recurso audiovisual em sala de aula, avalie as afirmações a seguir.

I. A reconstrução de gestos, de vestuário, de vocabulário, de arquitetura e de costumes referentes a uma época específica figura entre as várias possibilidades de utilização de uma obra cinematográfica em sala de aula.

II. A exibição de um filme em sala de aula viabiliza a reflexão crítica sobre o cinema como difusor de ideologias de certos grupos sociais e políticos.

III. Uma película sobre um tema histórico, para além da época que pretende retratar, deve ser analisada dentro do contexto temporal de sua produção.


É correto o que se afirma em:

Escolha uma opção:

a. I, apenas.

b. I, II e III.

c. II e III, apenas.

d. I e II, apenas.

e. III, apenas.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais