Buscar

(Adaptada de: LIQUIGÁS 2012 – CESGRANRIO – Profissional Júnior – Direito). Com base nos dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho, Titulo V...

(Adaptada de: LIQUIGÁS 2012 – CESGRANRIO – Profissional Júnior – Direito). Com base nos dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho, Titulo VI, que versam sobre as Convenções e Acordos Coletivos de trabalho, assinale a afirmativa CORRETA.


a) As cláusulas do contrato individual de trabalho que contrariem norma da Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho são válidas.
b) Cláusula do contrato individual de trabalho que contraria norma da Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho é nula de pleno direito.
c) As cláusulas do contrato individual de trabalho que contrariem norma da Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho são válidas, desde que aprovadas pelo sindicato da categoria.
d) Cláusula do contrato individual de trabalho que contraria norma da Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho é nula de pleno direito, salvo se aprovada pelo sindicato da categoria.
e) As cláusulas do contrato individual de trabalho que contrariem norma da Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho são válidas, desde que aprovadas pelo Ministério do Trabalho.

Essa pergunta também está no material:

DIREITO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIO AULA 07
2 pág.

Administração Faculdade Venda Nova do ImigranteFaculdade Venda Nova do Imigrante

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "Cláusula do contrato individual de trabalho que contraria norma da Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho é nula de pleno direito." Isso porque a CLT, em seu artigo 620, estabelece que "nenhum juiz, órgão ou autoridade administrativa poderá, de ofício ou em ação ajuizada, deixar de aplicar norma expressa de Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho". Além disso, o artigo 611 da CLT estabelece que as normas coletivas prevalecem sobre as normas individuais, ou seja, as cláusulas do contrato individual de trabalho não podem contrariar as normas da Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais