Buscar

A atuação do fisioterapeuta do trabalho é importante na elaboração de laudo pericial ergonômico, pois é esse profissional que avalia a capacidade f...

A atuação do fisioterapeuta do trabalho é importante na elaboração de laudo pericial ergonômico, pois é esse profissional que avalia a capacidade funcional residual do trabalhador após patologia ou distúrbio. A partir da avaliação fisioterapêutica, é possível definir a existência de nexo causal, conforme a capacidade funcional e os dados coletados sobre o ambiente de trabalho. Acompanhe: Você faz parte da equipe de saúde de uma empresa de consultoria especializada em fisioterapia do trabalho e ergonomia. Certo dia, você foi convidado a participar de uma perícia no Tribunal Trabalhista de sua região, como fisioterapeuta do trabalho. Descrição da imagem não disponível ​​​​​​​Com a finalidade de descrever o nexo causal e estabelecer o diagnóstico de capacidade funcional desse trabalhador na justiça trabalhista, responda: a) Com base nas suas informações sobre essa situação trabalhista, é possível determinar o nexo causal ocupacional? Justifique sua resposta. b) Descreva a sua conduta como fisioterapeuta do trabalho em relação ao laudo pericial desse trabalhador.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

a) Com base nas informações apresentadas, é possível determinar o nexo causal ocupacional. O fisioterapeuta do trabalho é responsável por avaliar a capacidade funcional residual do trabalhador após patologia ou distúrbio, bem como os dados coletados sobre o ambiente de trabalho. Com base nessa avaliação, é possível determinar se há relação entre a patologia ou distúrbio apresentado pelo trabalhador e as atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho. b) Como fisioterapeuta do trabalho, a conduta em relação ao laudo pericial desse trabalhador seria realizar uma avaliação completa da capacidade funcional residual do trabalhador, considerando as atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho e os dados coletados sobre o ambiente de trabalho. Com base nessa avaliação, seria possível determinar se há relação entre a patologia ou distúrbio apresentado pelo trabalhador e as atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho, e assim, elaborar um laudo pericial ergonômico que descreva o nexo causal e estabeleça o diagnóstico de capacidade funcional desse trabalhador na justiça trabalhista.

0
Dislike0
User badge image

Eloilson de Oliveira

a) É possível determinar o nexo ocupacional, pois a incapacidade laboral foi gerada após o acidente de trabalho, que gerou queimaduras e lesão ligamentar e de menisco, cujo período de recuperação foi mínimo, não respeitando a plena recuperação de capacidade funcional do trabalhador, que não teve alta fisioterapêutica.


b) A existência de nexo causal é comprovada entre a patologia ortopédica e a panela com alimentação em alta temperatura que caiu sobre os membros inferiores do trabalhador, caracterizando o acidente de trabalho sofrido. Por esse motivo e pelos resultados de avaliação fisioterapêutica com alegação de incapacidade funcional temporária, como fisioterapeuta do trabalho, é possível alegar no laudo que o trabalhador está incapacitado para exercer sua atividade laboral. Sendo confirmada a limitação da amplitude dos movimentos de flexão e extensão do joelho direito e marcha claudicante no exame de capacidade funcional, gerando quadro de desconforto e instabilidade ao andar, deve-se então solicitar o restabelecimento do pagamento do auxílio-doença acidentário.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais