Buscar

Analise as seguintes afirmativas: A lei processual penal pode ser interpretada de variadas formas, entre elas; a intepretação gramatical que é conh...

Analise as seguintes afirmativas: A lei processual penal pode ser interpretada de variadas formas, entre elas; a intepretação gramatical que é conhecida dessa forma por trazer significado literal da norma II No direito penal a analogia, via de regra, é expressamente permitida. III Analogia significa que quando não existe um norma que trate do assunto em específico, o juiz pode utilizar de outra análoga, ou de outros casos ou julgados que sejam semelhantes ao que está analisando. A analogia no direito processual penal não é permitida, por tratarem de leis penais incriminadoras. Assinale a alternativa CORRETA:

A lei processual penal pode ser interpretada de variadas formas, entre elas a interpretação gramatical.
No direito penal, a analogia, via de regra, é expressamente permitida.
Analogia significa que quando não existe uma norma que trate do assunto em específico, o juiz pode utilizar de outra análoga, ou de outros casos ou julgados que sejam semelhantes ao que está analisando.
A analogia no direito processual penal não é permitida, por tratarem de leis penais incriminadoras.
A) As afirmativas estão corretas.
B) As afirmativas estão incorretas.
C) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
D) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Interpretar a norma processual penal pode ter sentidos diferentes
1 pág.

Direito Processual Penal I UNIASSELVI IERGSUNIASSELVI IERGS

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. Justificativa: - A afirmativa I está correta, pois a interpretação gramatical é uma das formas de interpretação da lei processual penal. - A afirmativa II está correta, pois a analogia é permitida no direito penal, mas não é uma regra no direito processual penal. - A afirmativa III está incorreta, pois a analogia é permitida no direito processual penal, desde que não se trate de leis penais incriminadoras.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais