Logo Passei Direto
Buscar
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade de ensino destinada a garantir os direitos educativos dessa numerosa população com 15 anos ou mais que não teve acesso ou interrompeu estudos antes de concluir a Educação Básica. Conforme assinala Oliveira (1999), a modalidade não é definida propriamente pelo recorte etário ou geracional, e sim pela:

A) condição de inclusão socioeconômica, cultural e educacional da parcela da população que constitui a toda a população.
B) condição de inclusão socioeconômica, cultural e educacional da parcela da população que constitui seu público-alvo.
C) condição de exclusão socioeconômica, cultural e educacional da parcela da população que constitui seu público-alvo.
D) condição de exclusão socioeconômica, cultural e educacional da parcela da população que constitui toda a população.
User badge image
Claudia Lobo

há 2 anos

User badge image
Claudia Lobo

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos entender o que Oliveira (1999) destaca sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A EJA é voltada para aqueles que não tiveram acesso à educação básica ou que interromperam seus estudos, e a definição não se baseia apenas na idade, mas sim nas condições que levaram a essa situação. Analisando as alternativas: A) condição de inclusão socioeconômica, cultural e educacional da parcela da população que constitui a toda a população. - Esta opção fala de inclusão, mas não se aplica ao contexto da EJA, que lida com exclusão. B) condição de inclusão socioeconômica, cultural e educacional da parcela da população que constitui seu público-alvo. - Novamente, fala de inclusão, o que não se encaixa na definição da EJA. C) condição de exclusão socioeconômica, cultural e educacional da parcela da população que constitui seu público-alvo. - Esta opção menciona a exclusão, que é um aspecto central da EJA, pois a modalidade visa atender aqueles que foram excluídos do sistema educacional. D) condição de exclusão socioeconômica, cultural e educacional da parcela da população que constitui toda a população. - Embora mencione exclusão, a frase "que constitui toda a população" não se aplica corretamente ao público-alvo da EJA. A alternativa que melhor reflete a definição da EJA, conforme Oliveira (1999), é: C) condição de exclusão socioeconômica, cultural e educacional da parcela da população que constitui seu público-alvo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B) condição de inclusão socioeconômica, cultural e educacional da parcela da população que constitui seu público-alvo. A EJA é uma modalidade de ensino que visa garantir o direito à educação de jovens e adultos que não tiveram acesso ou interromperam seus estudos antes de concluir a Educação Básica. Seu público-alvo é justamente essa parcela da população que se encontra em situação de exclusão socioeconômica, cultural e educacional.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma professora encarregada de formar os educadores da Campanha, num trabalho intitulado Fundamentos e metodologia do ensino supletivo, usava as seguintes palavras para descrever o adulto analfabeto:
A alfabetização não se resume a ensinar a ler, ela dá possibilidade para que o aluno se desenvolva como ser humano e assim ficar integrado no mundo.
A) "O ato criador prova natural estado de satisfação? decorrente do poder de criar..., e essa alegria gera valores mais importantes que mobilizam sentimentos de auto confiança nos alunos e os leva a sentir e descobrir outros valores fundamentais a vida."
B) A alfabetização não se resume a ensinar a ler, ela dá possibilidade para que o aluno se desenvolva como ser humano e assim ficar integrado no mundo
C) A alfabetização não pode ser reduzida a um aprendizado técnico-linguísticos, como um fato acabado e neutro, ou simplesmente como uma construção pessoal intelectual. A alfabetização passa por questões de ordem lógico-intelectual, afetivo, sociocultural, política e técnico.
D) Dependente do contato face a face para enriquecimento de sua experiência social, ele tem que, por força, sentir-se uma criança grande, irresponsável e ridícula [...]. E, se tem as responsabilidades do adulto, manter uma família e uma profissão, ele o fará em plano deficiente.

A constante utilização deste termo por Freire, reitera a crença na educação como tarefa histórica transformadora e humanizante do mundo. Em toda a obra de Freire vemos a ___________ em refletir sobre o próprio pensado, sobre a práxis, o conhecimento do conhecimento.
Qual é a palavra que completa corretamente a frase?
A) preocupação
B) idéia
C) importância
D) necessidade

Se ele se tornou um marco na alfabetização de adultos foi porque ele consolidava uma prática inovadora para época. Passados trinta e cinco anos, a sua proposta ainda é atual pois permite a constante recriação. Se a _________ é uma prática limitadora, e hoje sabemos que é, que não a adotemos. Mas que não percamos de vista os princípios conscientizadores, emancipadores, libertadores presentes.
Qual é a palavra que completa corretamente a frase?
A) pedagogia
B) instrução
C) silabação
D) leitura

Com o fim da ditadura de Vargas em 1945, o país vivia a efervescência política da redemocratização. A Segunda Guerra Mundial recém terminara e a ONU — Organização das Nações Unidas — alertava para a urgência de integrar os povos visando à paz e a democracia. Tudo isso contribuiu para que a educação dos adultos ganhasse destaque dentro da preocupação geral com a educação elementar comum. Nesse período, a educação de adultos define sua identidade tomando a forma de uma campanha nacional de massa, chamada:
Qual é o nome da campanha?
A) Campanha Brasil Alfabetizado
B) Campanha Adultos Alfabetizados
C) Campanha de Educação de Adultos
D) Campanha Países pela Educação

Surgiu a proposta de criação de um curso específico para habilitação daqueles que não tinham a formação para o magistério, agora exigida. O curso a ser oferecido precisava se diferenciar dos cursos de magistério existentes porque seus participantes já tinham incorporado uma prática que não podia ser ignorada. Nesse contexto, a Administração Municipal, comprometida com a valorização do educador e com a educação pública popular, encaminhou o projeto:
Qual é o nome do projeto?
A) “Turmas específicas para Habilitação Profissional de 2º Grau”
B) “Turmas Especiais de Habilitação Profissional Específica de 2º Grau para o Magistério”
C) “Turmas Especiais de Habilitação de professores Específicas de 2º Grau”
D) “Turmas Especiais para formação de professores de 2º Grau para o Magistério”

A sociedade brasileira passava por grandes transformações, associadas ao processo de industrialização e concentração populacional em centros urbanos. A oferta de ensino básico gratuito estendia-se consideravelmente, acolhendo setores sociais cada vez mais diversos. Tal movimento incluiu também esforços articulados nacionalmente de extensão do ensino elementar aos adultos. A educação básica de adultos começou a delimitar seu lugar na história da educação no Brasil a partir:
Qual é a década que marca o início desse movimento?
A) da década de 20
B) da década de 30
C) da década de 40
D) da década de 50

Como Secretário Municipal da Educação, Freire teve a oportunidade de colocar em prática muitas de suas teorias sobre a educação. No entanto o seu investimento maior se deu no campo da Educação de Jovens e Adultos trabalhadores. Prova disso foram as linhas de trabalho e as metas a serem atingidas que foram permeadas por quatro prioridades da administração:
Quais são as prioridades da administração?
A) Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos; Democratização da gestão; Democratização da educação; Nova qualidade das escolas;
B) Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos; Democratização da gestão; Democratização da comunicação; Nova qualidade das escolas;
C) Democratização do acesso; Democratização da gestão; Nova qualidade de ensino; Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos;
D) Democratização da gestão; Nova qualidade das escolas; Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos; Democratização da comunicação;

No lançamento de seu livro, Freire se identifica com as ideias marxistas e defende uma pedagogia revolucionária que propõe a ação consciente e criativa e as reflexões das massas oprimidas sobre sua libertação.
Qual é o nome do livro que marcou uma nova fase do educador?
A) Pedagogia em foco
B) Pedagogia e seus diálogos
C) Pedagogia do Oprimido
D) Pedagogia e aprendizagem

Além dessa dimensão social e política, os ideais pedagógicos que se difundiam tinham um forte componente ético, implicando um profundo comprometimento do educador com os educandos. Os analfabetos deveriam ser reconhecidos como homens e mulheres produtivos, que possuíam:
Qual é a característica que os analfabetos deveriam possuir?
A) Um paradigma
B) Uma educação
C) Um passado
D) Uma cultura

Mais conteúdos dessa disciplina