Buscar

Denis Júnior estava tranquilo nas suas férias estudando a sua matéria preferida: anatomia! Ele se deparou com uma afirmação em um de seus resumos q...

Denis Júnior estava tranquilo nas suas férias estudando a sua matéria preferida: anatomia! Ele se deparou com uma afirmação em um de seus resumos que o despertou curiosidade, a existência de varizes esofágicas. A estranheza diante da informação vem do fato de ele ser acostumado a ver varizes apenas nas pernas de sua avó, mas nunca em outra região. Logo, para sanar essa curiosidade, pequeno Denis decidiu aprofundar seus conhecimentos acerca do funcionamento do sistema venoso. Ao revisar esse conteúdo, ele descobriu a sequência de acontecimentos que levam a esse quadro, ela seria:

a

A) Aumento da pressão sanguínea na veia porta - retorno venoso pela veia gástrica esquerda - aumento da pressão sanguínea nas veias esofágicas.

B)Aumento da pressão sanguínea na veia porta - retorno venoso pela veia gástrica direita - aumento da pressão sanguínea nas veias esofágicas.

C)Aumento da pressão sanguínea na veia porta - retorno venoso pelas veias umbilicais - aumento da pressão sanguínea nas veias esofágicas.

D)Aumento da pressão sanguínea na veia braquiocefálica - retorno venoso pela veia gástrica esquerda -aumento da pressão nas veias esofágicas.

E)Aumento da pressão sanguínea na veia braquiocefálica - retorno venosos pela veia gástrica direita -aumento da pressão nas veias esofágicas.

A pelve é definida como a região anatômica que conecta o abdome com os membros inferiores, sendo circundada pelo cíngulo do membro inferior (ósseo), pelo abdome, pela região lombar e pela região glútea. Ela é formada por músculos e ligamentos, os quais formam o assoalho pélvico, que fixa órgãos e controla os esfíncteres.Diante do enunciado, escolha as afirmativas corretas:

IV e V

I- A pelve falsa (pelve menor) contém os forames através dos quais passam vasos, nervos, músculos e seus tendões e estruturas dos sistemas digestório, genital e urinário, possibilitando a comunicação da pelve com os compartimentos circundantes; (PELVE MAIOR)

II- A pelve verdadeira (pelve maior) contém somente os órgãos abdominais; (PELVE MENOR)

III.- A irrigação da pelve é realizada principalmente pela artéria ilíaca externa, a qual se ramifica em ramo anterior e ramo posterior. Seu ramo posterior origina a artéria pudenda e a glútea inferior e seu ramo anterior origina a artéria glútea superior; (INTERNA)

IV- A drenagem linfática da pelve é realizada basicamente pelos conjuntos de linfonodos: sacrais, ilíacos internos, ilíacos externos, ilíacos comuns.

V- A irrigação das artérias retais inferiores é realizada através da artéria pudenda, a qual faz parte do ramo anterior da artéria ilíaca interna.

Em relação a Síndrome de Claude Bernard-Horner, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas corrigindo as mesmas: = TUMOR DE PANCOAST

(F) síndrome de Claude Bernard-Horner (SCBH) é consequente a um bloqueio da inervação parassimpático do olho e da face em qualquer ponto do seu trajeto. (SIMPÁTICO)

(V)Cursa clinicamente com uma ptose discreta a moderada da pálpebra superior, devida a uma paresia do músculo levantador da palpebral superior.

(F) A pupila apresenta uma midriase variável, que depende da localização, grau e cronicidade do déficit. (MIOSE)

(F) Os sintomas não são ipsilaterais.

() O gânglio estrelado possui forma de estrela, formado pela fusão do gânglio cervical inferior com o primeiro gânglio torácico e faz parte do SNA parassimpático. (SIMPÁTICO)

Qual é a relação entre a associação dos troncos linfáticos e as regiões de drenagem linfática do corpo humano?

c

a) Os troncos linfáticos são responsáveis pela produção da linfa, que é drenada para as regiões do corpo que possuem maior concentração de linfonodos.

b) Cada tronco linfático é responsável por uma região específica do corpo, e a drenagem linfática ocorre apenas nessa área.

C) Os troncos linfáticos são responsáveis por drenar a linfa de diferentes regiões do corpo, e essa linfa é filtrada pelos linfonodos localizados em regiões específicas.

d) As regiões de drenagem linfática são responsáveis p


[object Object]
[object Object]
[object Object]
[object Object]
[object Object]

Essa pergunta também está no material:

anatomia UCX prova parte 1
13 pág.

Anatomia I Centro Universitário de BrusqueCentro Universitário de Brusque

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta para a sequência de acontecimentos que levam a formação de varizes esofágicas é a alternativa A) Aumento da pressão sanguínea na veia porta - retorno venoso pela veia gástrica esquerda - aumento da pressão sanguínea nas veias esofágicas. As afirmativas corretas sobre a pelve são IV e V. Em relação à Síndrome de Claude Bernard-Horner, a alternativa correta é: V - Cursa clinicamente com uma ptose discreta a moderada da pálpebra superior, devida a uma paresia do músculo levantador da palpebral superior. A relação entre a associação dos troncos linfáticos e as regiões de drenagem linfática do corpo humano é a alternativa C) Os troncos linfáticos são responsáveis por drenar a linfa de diferentes regiões do corpo, e essa linfa é filtrada pelos linfonodos localizados em regiões específicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais