Buscar

Os efeitos produzidos pelos fármacos resultam da interação com macromoleculares do organismo e resultam em diferentes respostas biológicas: efeito ...

Os efeitos produzidos pelos fármacos resultam da interação com macromoleculares do organismo e resultam em diferentes respostas biológicas: efeito terapêutico e efeitos indesejáveis. Sobre o tema avalie as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta.
a) Efeitos colaterais são efeitos indesejáveis que ocorrem após o uso de fármacos cuja resposta não pode ser explicada pelo mecanismo de ação do fármaco.
b) A tolerância é um fenômeno comum após o uso crônico de alguns medicamentos e está relacionada com o polimorfismo genético.
c) A refratariedade é um evento muito comum, e está implicado na necessidade de aumento de dose para obtenção da resposta farmacológica.
d) A idiossincrasia é um efeito adverso grave e peculiar a um determinado indivíduo, comumente relacionado com o polimorfismo genético.
e) Os fármacos classificados como potentes são aqueles que produzem a resposta biológica máxima e tem menor tempo de latência. ( comparados com fármacos da mesma classe química e emprego terapêutico produzem a reposta biológica com uma menor dose.)




a) Apenas a alternativa a está correta.
b) Apenas a alternativa b está correta.
c) Apenas a alternativa c está correta.
d) Apenas a alternativa d está correta.
e) Apenas a alternativa e está correta.

Essa pergunta também está no material:

farmacologia prova UCXII
24 pág.

Farmacologia I Centro Universitário de BrusqueCentro Universitário de Brusque

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Apenas a alternativa a está correta. Explicação: a) Efeitos colaterais são efeitos indesejáveis que ocorrem após o uso de fármacos cuja resposta não pode ser explicada pelo mecanismo de ação do fármaco. - Correta. b) A tolerância é um fenômeno comum após o uso crônico de alguns medicamentos e está relacionada com o polimorfismo genético. - Incorreta. A tolerância está relacionada com a adaptação do organismo ao fármaco, não com o polimorfismo genético. c) A refratariedade é um evento muito comum, e está implicado na necessidade de aumento de dose para obtenção da resposta farmacológica. - Incorreta. A refratariedade é a perda de resposta a um fármaco após o uso prolongado, não está relacionada com a necessidade de aumento de dose. d) A idiossincrasia é um efeito adverso grave e peculiar a um determinado indivíduo, comumente relacionado com o polimorfismo genético. - Incorreta. A idiossincrasia é um efeito adverso incomum e imprevisível, não está necessariamente relacionada com o polimorfismo genético. e) Os fármacos classificados como potentes são aqueles que produzem a resposta biológica máxima e tem menor tempo de latência. ( comparados com fármacos da mesma classe química e emprego terapêutico produzem a reposta biológica com uma menor dose.) - Incorreta. A potência de um fármaco está relacionada com a dose necessária para produzir um efeito, não com o tempo de latência.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais