Buscar

Sobre a Justiça Restaurativa é correto afirmar que: A Justiça Restaurativa é uma abordagem de justiça que busca a satisfação das necessidades das ...

Sobre a Justiça Restaurativa é correto afirmar que:

A Justiça Restaurativa é uma abordagem de justiça que busca a satisfação das necessidades das pessoas, direta e indiretamente envolvidas em conflitos ou em situações relacionais.
Tem sido amplamente usada no sistema de justiça, escolas, conflitos familiares e relações de vizinhança, na autocomposição de conflitos e também no sistema socioeducativo e na área criminal.
a. A Justiça Restaurativa é uma abordagem que busca a solução de um conflito, independentemente da solução se mostrar justa. Tem sido amplamente aceita pelo Poder Judiciário, além de também ser aplicada nas escolas, em conflitos familiares e de vizinhança. No entanto, tem sido bem pouco procurada na prática, haja vista que as partes sempre preferem o processo judicial a qualquer outra solução de conflito alternativa.
b. A justiça Restaurativa é uma abordagem de justiça que busca a satisfação dos conflitos de acordo as necessidades individuais de cada indivíduo envolvido na situação. No entanto, sua utilização tem se mostrado restrita a pequenas causas, ou seja, causas que envolvam conflitos escolares e de vizinhança, pois no que tange a área criminal, tal alternativa é vedada pelo ordenamento jurídico brasileiro.
c. A justiça restaurativa é uma abordagem de justiça que busca a satisfação única e exclusivamente do ofendido, uma vez que ele recebe uma maior atenção. Ademais, como pode ser observado ele só pode ser utilizado nos conflitos que abarcam a área civil de atuação da justiça, sendo excluída qualquer possibilidade quando o conflito ensejar material criminal.
d. A Justiça Restaurativa é uma abordagem de justiça que busca a satisfação das necessidades das pessoas, direta e indiretamente envolvidas em conflitos ou em situações relacionais. Tem sido amplamente usada no sistema de justiça, escolas, conflitos familiares e relações de vizinhança, na autocomposição de conflitos e também no sistema socioeducativo e na área criminal.
e. A Justiça Restaurativa é uma abordagem de justiça que tem sido evitada pelo Poder Judiciário e as demais instituições, uma vez que ao objetivar a satisfação das necessidades das pessoas, acaba por amenizar o conflito em si, o que beneficia o ofensor.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação final Justiça Restaurativa
4 pág.

Justiça Restaurativa Faculdade de Direito de Santa MariaFaculdade de Direito de Santa Maria

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d". A Justiça Restaurativa é uma abordagem de justiça que busca a satisfação das necessidades das pessoas, direta e indiretamente envolvidas em conflitos ou em situações relacionais. Tem sido amplamente usada no sistema de justiça, escolas, conflitos familiares e relações de vizinhança, na autocomposição de conflitos e também no sistema socioeducativo e na área criminal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais