Buscar

O ECA E A JUSTIÇA RESTAURATIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		As medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos no Estatuto forem ameaçados ou violados: 1 - por ação ou omissão da sociedade ou do Estado. 2 - por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável. 3 - em razão de sua conduta. Constam do Estatuto:
	
	
	
	3 apenas
	
	
	2 e 3, apenas.
	
	
	1 e 3, apenas.
	
	
	1 e 2, apenas.
	
	
	1, 2 e 3.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Com relação à medida socioeducativa aplicada a adolescente autor de ato infracional, é correto afirmar:
	
	
	
	Em algumas hipóteses, poderá ser determinada a imposição de trabalho forçado, se o adolescente já tiver completado dezesseis anos de idade.
	
	
	A imposição do cumprimento de medida de semiliberdade se dará sempre como forma derivada de inserção em regime mais brando, não podendo o adolescente iniciar seu acompanhamento nessa modalidade.
	
	
	Levar-se-á em conta, para sua aplicação, a capacidade de o adolescente cumpri-la.
	
	
	Não será levada em conta a gravidade da infração praticada.
	
	
	No caso de ser ela a medida de advertência, esta será sempre na modalidade verbal, sem necessidade de redução de seu teor a termo.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Com relação às medidas de proteção da criança e(ou) do adolescente e às destinadas aos pais ou responsável, assinale a opção correta:
	
	
	
	O fato de se expulsar de casa adolescente grávida caracteriza situação de violação de direitos, o que justifica a aplicação de medida de proteção à adolescente.
	
	
	No plano individual de atendimento instituído pelo ECA, deverão constar os resultados colhidos por equipe multidisciplinar, que somente poderá levar em consideração a opinião do adolescente, não o podendo fazer nos casos da oitiva da criança e de seus pais ou responsável.
	
	
	São medidas aplicáveis aos pais: advertência, perda da guarda, destituição da tutela e suspensão ou destituição do poder familiar.
	
	
	Em procedimento de apuração de ato infracional, é cabível aplicação de medidas aos pais.
	
	
	Nenhuma das alternativas.

Continue navegando