Buscar

Comente sobre o que o Direito Penal do Inimigo conduz a que, no concerne da decisão de se criminalizar determinada conduta. O Direito Penal do Ini...

Comente sobre o que o Direito Penal do Inimigo conduz a que, no concerne da decisão de se criminalizar determinada conduta.

O Direito Penal do Inimigo conduz a uma distinção entre o cidadão e o inimigo, sendo este último alguém que não admite ingressar no Estado e, portanto, não pode ter o tratamento destinado ao cidadão.
O Direito Penal do Inimigo leva a uma criação de leis severas direcionadas a determinadas clientelas, como terroristas, delinquentes organizados, traficantes, criminosos econômicos, entre outros.
O Direito Penal do Inimigo conduz a uma desproporcionalidade das penas e à relativização e/ou supressão de certas garantias processuais.

Essa pergunta também está no material:

Questões de Criminologia - Conceitos, Evolução, Lombroso, Frenologia, A Criminologia Radical e suas Tendências
10 pág.

Criminologia Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Direito Penal do Inimigo é uma teoria que propõe uma distinção entre o cidadão e o inimigo, sendo este último alguém que não admite ingressar no Estado e, portanto, não pode ter o tratamento destinado ao cidadão. Essa teoria leva a uma criação de leis severas direcionadas a determinadas clientelas, como terroristas, delinquentes organizados, traficantes, criminosos econômicos, entre outros. No que diz respeito à decisão de se criminalizar determinada conduta, o Direito Penal do Inimigo conduz a uma desproporcionalidade das penas e à relativização e/ou supressão de certas garantias processuais. Isso ocorre porque, ao se considerar o infrator como um inimigo, a sociedade tende a exigir uma resposta mais enérgica do Estado, o que pode levar a uma criminalização excessiva e a uma aplicação de penas mais severas do que o necessário. Assim, é importante que se tenha em mente que a aplicação do Direito Penal do Inimigo deve ser feita com cautela, de forma a não comprometer as garantias fundamentais do indivíduo e a não criminalizar condutas que não mereçam tal tratamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais