Buscar

Plenário julga ADIs contra leis estaduais       Na sessão desta quinta-feira (13), o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou o mérito de ...

Plenário julga ADIs contra leis estaduais

     

Na sessão desta quinta-feira (13), o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou o mérito de duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs 4845 e 4579) ajuizadas contra leis estaduais do Rio de Janeiro (RJ) e de Mato Grosso (MT).

     

Responsabilidade tributária solidária

    

Na ADI 4845, por unanimidade, foi julgado inconstitucional dispositivo de Lei estadual 7.098/1998 de Mato Grosso, acrescentado pela Lei estadual 9.226/2009, que atribui responsabilidade tributária solidária a toda pessoa que concorra ou intervenha no cumprimento da obrigação tributária, afetando especialmente advogados, economistas e correspondentes fiscais. O relator da ação, ministro Roberto Barroso, observou que a norma é inconstitucional pois amplia as hipóteses de responsabilidades de terceiros previstas no Código Tributário Nacional (Lei 5.172/1966, artigos 134 e 135), invadindo a competência do legislador federal. Barroso propôs a seguinte tese: “É inconstitucional lei estadual que disciplina a responsabilidade de terceiros por infrações de forma diversa da matriz geral estabelecida pelo Código Tributário Nacional”.

    

Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

     

I. Em matéria tributária, conquanto os entes tributantes tenham liberdade para expedir normas tributárias por intermédio de suas leis ordinárias, inclusive no que tange à sujeição passiva da relação tributária, deve existir uma aderência entre as últimas e as prescrições do Código Tributário Nacional no que se refere à matéria de responsabilidade tributária.

    

PORQUE

    

II. As hipóteses em que terceiros podem vir a ser chamados pela lei para ocupar o polo passivo da obrigação tributária possuem caráter excepcional, e, por isso, submetem-se a regras mais rígidas e delimitadas, encontradas no Código Tributário Nacional.

     

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: A asserção I é verdadeira, e a II é uma justificativa correta da I.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais