Buscar

A teoria bipartida, também conhecida como “corrente dicotômica” encabeçada por Geraldo Ataliba, em “Hipótese de Incidência Tributária”, 6ª Edição, ...

A teoria bipartida, também conhecida como “corrente dicotômica” encabeçada por Geraldo Ataliba, em “Hipótese de Incidência Tributária”, 6ª Edição, São Paulo, Ed. Malheiros, 2002, pág. 130, separa as espécies tributárias, isto é, imposto, taxa, contribuição de melhoria, em tributos vinculado e tributos não vinculados. No que tange as taxas analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta:
I – As taxas são, ao contrário dos impostos, os tributos que têm por fato gerador uma atuação estatal diretamente vinculada ao contribuinte.
II – A Taxa se trata de uma contraprestação pela atividade estatal que se dirige ao contribuinte.
III – A atividade estatal que origina a taxa se dá por meio de serviço público ou na forma de exercício do poder de polícia.
IV – No que tange a taxa é indispensável que o serviço público ou o exercício do poder de polícia seja divisível ou individualizável, de modo que se conheça o seu beneficiário (serviço) ou o seu causador (poder de polícia), como no caso do serviço público de emissão de passaporte ou de prestação de serviço judicial ou ainda de vigilância sanitária (poder de polícia).
Todos os itens estão corretos.
Todos os itens estão incorretos.
Apenas o item I está incorreto.
Apenas o item IV está incorreto.