Buscar

Foi atendida no centro de saúde uma paciente de 22 de idade que relatou haver tido 4 gestações, 3 das quais culminaram em abortos precocemente prov...

Foi atendida no centro de saúde uma paciente de 22 de idade que relatou haver tido 4 gestações, 3 das quais culminaram em abortos precocemente provocados. A paciente iniciou a atividade sexual aos 14 anos de idade. Na consulta ginecológica, queixou-se de que havia dois 2 estava com corrimento vaginal de cor amarelada, purulento, sinusorragia e dispareunia. Assinale a opção que apresenta a conduta a ser adotada nesse caso:

A paciente apresenta corrimento vaginal de cor amarelada, purulento, sinusorragia e dispareunia.
A paciente teve 4 gestações, sendo que 3 delas foram abortos precocemente provocados.
A paciente iniciou a atividade sexual aos 14 anos de idade.
a) Realizar exame a fresco (microscopia), para verificar presença de clue cells - células epiteliais vaginais que constituem um dos melhores indicadores de vaginose se recobertas de Gardnerellas vaginalis, que aderem à membrana celular.
b) Realizar o Whiff-test, que consiste em adicionar uma ou duas gotas de hidróxido de potássio (KOH) a 15% à secreção vaginal e depositar em uma lâmina. Se for positivo, caracteriza-se a vaginose.
c) Não colher citologia oncótica, pois a paciente não apresenta indicação para realização do exame.
d) Realizar tratamento para IST, já que os sinais e os sintomas são característicos de vulvovaginite por clamídia.
e) Não fazer coleta de secreção vaginal, uma vez que este não ajuda para diagnóstico.

Essa pergunta também está no material:

Ginecologia prova
34 pág.

Ginecologia Centro Universitário de BrusqueCentro Universitário de Brusque

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A conduta a ser adotada nesse caso é a alternativa (a) Realizar exame a fresco (microscopia), para verificar presença de clue cells - células epiteliais vaginais que constituem um dos melhores indicadores de vaginose se recobertas de Gardnerellas vaginalis, que aderem à membrana celular. O exame a fresco é um exame microscópico que permite a visualização de células e micro-organismos presentes na secreção vaginal. A presença de clue cells recobertas de Gardnerellas vaginalis é um dos principais indicadores de vaginose bacteriana, que é uma infecção vaginal comum. As outras alternativas não são indicadas para o caso descrito na pergunta. O Whiff-test (alternativa b) é um teste que pode ser realizado para confirmar a vaginose bacteriana, mas não é a primeira opção de diagnóstico. A alternativa c está incorreta, pois a paciente pode sim ter indicação para realização do exame citológico. A alternativa d não é indicada, pois os sinais e sintomas descritos não são específicos para clamídia. E a alternativa e não é indicada, pois a coleta de secreção vaginal é importante para o diagnóstico de infecções vaginais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais