Buscar

I. A medida adotada pela Receita Federal do Brasil em conjunto com a Polícia Federal é questionável, na medida em que o Supremo Tribunal Federal já...

I. A medida adotada pela Receita Federal do Brasil em conjunto com a Polícia Federal é questionável, na medida em que o Supremo Tribunal Federal já decidiu que não é lícito ao Fisco adotar sanção política que implique impedimento ao regular exercício da atividade econômica, a teor da Súmula 323/STF – “É inadmissível a apreensão de mercadorias como meio coercitivo para pagamento de tributos”.

II. Pelo trecho citado, verifica-se a utilização indevida de força policial na fiscalização aduaneira empreendida, uma vez constatada que a finalidade do ato era “garantir a arrecadação dos recursos tributários”.

III. A possibilidade de a Receita Federal do Brasil se valer do auxílio da força pública federal, estadual ou municipal, quando necessário à efetivação dê medida prevista na legislação tributária (no caso, fiscalização aduaneira e apreensão de mercadorias objeto de contrabando) tem previsão em nosso ordenamento jurídico, no art. 200 do CTN.

     

É correto o que se afirma em



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra II. A utilização da força policial na fiscalização aduaneira empreendida foi indevida, uma vez que a finalidade do ato era "garantir a arrecadação dos recursos tributários". A medida adotada pela Receita Federal do Brasil em conjunto com a Polícia Federal é questionável, na medida em que o Supremo Tribunal Federal já decidiu que não é lícito ao Fisco adotar sanção política que implique impedimento ao regular exercício da atividade econômica, a teor da Súmula 323/STF - "É inadmissível a apreensão de mercadorias como meio coercitivo para pagamento de tributos". A possibilidade de a Receita Federal do Brasil se valer do auxílio da força pública federal, estadual ou municipal, quando necessário à efetivação de medida prevista na legislação tributária (no caso, fiscalização aduaneira e apreensão de mercadorias objeto de contrabando) tem previsão em nosso ordenamento jurídico, no art. 200 do CTN.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais