A memória é a base de todo o saber, ou seja, da nossa individualidade, da nossa história, da nossa individualidade, das nossas experiências captadas pelo corpo por meio de movimentos e sentidos e, a capacidade de julgamento, planejamento, abstração e atenção. Têm-se notícias de que existem vários tipos de memória e que variam em complexidade, pois, são processadas de formas diferentes e em partes diferentes do cérebro. Conforme Capovilla e do Valle “a memória humana está localizada em sistemas cerebrais conjugados”. São elas, exceto:
Memória de curto prazo. Memória de longo prazo. Memória sensorial. Memória Produtiva. Memória de trabalho.
A palavra cerebelo vem do latim e significa “pequeno cérebro”. Durante muito tempo, o cerebelo foi visto como o coordenador dos movimentos corporais, participando de uma grande multiplicidade de atividades voltada às habilidades cognitivas e perceptivas. Com base no texto acima, julgue as afirmacoes abaixo como verdadeiras ou falsas:
( ) O cerebelo regula o movimento e o equilíbrio, ajustando e recebendo informações dos sistemas cerebrais.
( ) Quando o cerebelo é lesado, os principais sintomas são: descoordenação dos movimentos (ataxia); dores de cabeça; diminuição do tônus muscular; febre; formigamento nos dedos.
( ) O cerebelo constitui 60% do volume total do cérebro e, portanto, contêm mais da metade de todos os neurônios do Sistema Nervoso Central.