Buscar

5.1 Discorra sobre a vigência da legislação tributária. A regra geral para vigência no tempo são aquelas aplicáveis às demais normas jurídicas. A ...

5.1 Discorra sobre a vigência da legislação tributária.

A regra geral para vigência no tempo são aquelas aplicáveis às demais normas jurídicas.
A vigência da legislação tributária pode ser imediata, quando não há prazo determinado para sua entrada em vigor, ou pode ser determinada em lei, como no caso de leis que entram em vigor em data futura ou que dependem de regulamentação.
A vigência da legislação tributária pode ser retroativa em casos excepcionais previstos em lei, desde que não prejudique o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.

Essa pergunta também está no material:

Direito Tributário e Empresarial   Gabarito
14 pág.

Direito Tributario e Empresarial Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A vigência da legislação tributária segue a regra geral aplicável às demais normas jurídicas. A legislação tributária pode ter vigência imediata, quando não há prazo determinado para sua entrada em vigor, ou pode ser determinada em lei, como no caso de leis que entram em vigor em data futura ou que dependem de regulamentação. Além disso, a legislação tributária pode ter vigência retroativa em casos excepcionais previstos em lei, desde que não prejudique o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada. É importante ressaltar que a retroatividade da legislação tributária deve ser interpretada de forma restritiva, pois pode gerar insegurança jurídica e violar o princípio da segurança jurídica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais