Buscar

A “Revolução dos Cravos”, ocorrida em Portugal em 1974, pôs fim ao salazarismo e ao imperialismo colonial lusitano. Analise os itens abaixo, que co...

A “Revolução dos Cravos”, ocorrida em Portugal em 1974, pôs fim ao salazarismo e ao imperialismo colonial lusitano. Analise os itens abaixo, que contêm possíveis consequências deste processo.
I. A ocupação militar e a incorporação do Timor Leste pela Indonésia, com o aval dos Estados Unidos, a concordância da Austrália e a retirada unilateral de Portugal.
II. A reforma agrária promovida pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) que desapropriou latifúndios da região do Algarve.
III. A invasão de Angola pela África do Sul em apoio à Unita e a intervenção de tropas cubanas em defesa do governo da antiga colônia portuguesa.

A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e II.
E) I, II e III.

Essa pergunta também está no material:

ufrgs_2000_prv_his
9 pág.

Vestibular Universidade Federal de Santa MariaUniversidade Federal de Santa Maria

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) Apenas I e II. A Revolução dos Cravos em Portugal em 1974 pôs fim ao regime salazarista e ao imperialismo colonial português. A ocupação militar e a incorporação de Timor Leste pela Indonésia ocorreram em 1975, após a Revolução dos Cravos, e não foram consequências diretas do processo revolucionário português. A reforma agrária promovida pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) desapropriou latifúndios em várias regiões de Portugal, mas não especificamente na região do Algarve. A invasão de Angola pela África do Sul e a intervenção de tropas cubanas ocorreram após a independência de Angola em 1975, que foi uma consequência da Revolução dos Cravos, mas não foram diretamente causadas pelo processo revolucionário português.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais