Buscar

O desenvolvimento industrial brasileiro foi propiciado pelo processo de substituição de importações (PSI) que, por sua vez, enfrentou dificuldades ...

O desenvolvimento industrial brasileiro foi propiciado pelo processo de substituição de importações (PSI) que, por sua vez, enfrentou dificuldades em decorrência de estrangulamentos cambiais.

Neste cenário, analise as afirmativas abaixo:

I. A lógica do processo de substituição de importações foi a necessidade de avanços e aprofundamento do referido processo, para que assim o Brasil passasse a produzir internamente os bens de produção.

II. Os anos 50 foram marcados pela Guerra Fria e que diante de um contexto de guerra, tais como a supracitada, países como o Brasil foram deixados à “própria sorte”.

III. Em decorrência das tentativas de Vargas de implantar as bases de uma indústria pesada no país, passou a apresentar resultados interessantes no conjunto da produção industrial, tanto no que diz respeito ao departamento produtor de bens de capital e bens intermediários, quanto ao departamento de bens de consumo.

IV. O projeto de Vargas vetou as possibilidades de financiamento externo ou a participação de capitais estrangeiros na forma de investimentos diretos, daí vem a denominação “projeto nacionalista”.

Assinale a alternativa correta:



Escolha uma opção:

a. Apenas II e IV estão corretas.

b. Todas as alternativas estão corretas.

c. Apenas III é correta.

d. Apenas I, II e III estão corretas.

e. Apenas II e III estão corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d. Apenas I, II e III estão corretas." Justificativa: I. A lógica do processo de substituição de importações foi a necessidade de avanços e aprofundamento do referido processo, para que assim o Brasil passasse a produzir internamente os bens de produção. (Correta) II. Os anos 50 foram marcados pela Guerra Fria e que diante de um contexto de guerra, tais como a supracitada, países como o Brasil foram deixados à “própria sorte”. (Correta) III. Em decorrência das tentativas de Vargas de implantar as bases de uma indústria pesada no país, passou a apresentar resultados interessantes no conjunto da produção industrial, tanto no que diz respeito ao departamento produtor de bens de capital e bens intermediários, quanto ao departamento de bens de consumo. (Correta) IV. O projeto de Vargas vetou as possibilidades de financiamento externo ou a participação de capitais estrangeiros na forma de investimentos diretos, daí vem a denominação “projeto nacionalista”. (Incorreta)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais