Buscar

Em um imóvel anexo a uma escola, de propriedade de um município, decidiu-se plantar árvores frutíferas, para melhorar a merenda escolar. Passados a...

Em um imóvel anexo a uma escola, de propriedade de um município, decidiu-se plantar árvores frutíferas, para melhorar a merenda escolar. Passados alguns anos, constatou-se que a escolha das árvores frutíferas não foi a melhor, visto que formigas infestaram essas árvores, causando problemas aos alunos e professores. Como a escolha discricionária das árvores frutíferas coube ao Secretário da Educação, pode-se impugnar a validade do ato decisório desse Secretário, sob a alegação de que referido ato não obedeceu ao princípio da eficiência?


a) Não, se na época da escolha discricionária esta pôde ser reputada como a melhor.
b) Sim, porque o agente público responde sempre pelos seus atos, ainda que estes venham a se revelar insatisfatórios em tempos posteriores.
c) Não, porque escolhas discricionárias só podem ser impugnadas se caracterizarem desvio de poder.
d) Sim, porque todos os atos administrativos que determinam escolhas discricionárias podem ser revogados por qualquer vício, inclusive de ineficiência.

Essa pergunta também está no material:

1 Direito Administrativo para OAB Exame XL - 2024
119 pág.

Direito Administrativo e Direito Constitucional Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a) Não, se na época da escolha discricionária esta pôde ser reputada como a melhor." Isso porque, para impugnar a validade do ato decisório do Secretário da Educação, é necessário que haja um desvio de poder ou algum outro vício que torne o ato ilegal ou inconstitucional. No caso em questão, a escolha das árvores frutíferas foi discricionária, ou seja, baseada no juízo de valor do Secretário da Educação, e não há indícios de que tenha havido desvio de poder ou outro vício que torne o ato ilegal ou inconstitucional. Além disso, se na época da escolha discricionária as árvores puderam ser reputadas como as melhores, não há motivo para impugnar a validade do ato decisório.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais