Buscar

Tomando como exemplos os verbos “sugerir” e “proibir”, explique como se dividem os verbos regulares e irregulares da Língua Portuguesa. Verbo regu...

Tomando como exemplos os verbos “sugerir” e “proibir”, explique como se dividem os verbos regulares e irregulares da Língua Portuguesa.

Verbo regular é aquele que mantém seu radical invariável e suas desinências modo-temporais e número-pessoais idênticas às do paradigma de sua conjugação em todas as flexões.
O verbo “proibir” é regular por satisfazer essas exigências; o verbo “sugerir”, por outro lado, sofre uma variação logo na primeira pessoa do presente do indicativo (“sugiro”) e, em consequência, em todo o presente do subjuntivo (“sugira”, “sugiras”, “sugira” etc.).

Essa pergunta também está no material:

GABARITOS AP1 E AP2 PORTUGUES IV
2 pág.

Morfologia Universidade Federal FluminenseUniversidade Federal Fluminense

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os verbos regulares são aqueles que seguem um padrão de conjugação, mantendo o radical invariável e acrescentando as desinências modo-temporais e número-pessoais idênticas às do paradigma de sua conjugação em todas as flexões. Exemplo: verbos terminados em -ar, -er e -ir, como amar, comer e partir, respectivamente. Já os verbos irregulares são aqueles que não seguem um padrão de conjugação, apresentando variações no radical e nas desinências modo-temporais e número-pessoais. Exemplo: verbos como “sugerir”, que apresenta variação logo na primeira pessoa do presente do indicativo (“sugiro”) e, em consequência, em todo o presente do subjuntivo (“sugira”, “sugiras”, “sugira” etc.).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais