Buscar

Sobre os alcaloides, assinale V ou F, corrigindo as Falsas: 1. ( ) Os alcaloides são substâncias com potentes atividades farmacológicas e estão ...

Sobre os alcaloides, assinale V ou F, corrigindo as Falsas:

1. ( ) Os alcaloides são substâncias com potentes atividades farmacológicas e estão presentes em várias plantas de interesse na área de toxicologia, devido aos efeitos de dependência que provocam, como a morfina, a heroína e a cocaína.
2. ( ) Para a extração de alcaloides o procedimento geral mais utilizado é através da adição de ácido diluído ao material vegetal pulverizado.
3. ( ) Alcaloides são facilmente extraídos com adição de água e ácido diluído ao material vegetal pulverizado
4. ( ) A cafeína estimula tanto a liberação de norepinefrina como a taxa de ativação espontânea dos neurônios noradrenérgicos.
5. ( ) A cafeína antagoniza a adenosina, a qual promove a inibição da liberação de norepinefrina no SNC
6. ( ) Alcaloides da vinca fazem parte do grupo dos antineoplásicos naturais.
7. ( ) A cocaína, quando utilizada de forma oral (ato de mascar folhas da planta Erythroxylum coca), tem início de ação no sistema nervoso central muito mais rápido que a forma aspirada, já que esta última depende de absorção pela mucosa nasal.
8. ( ) A adição de tiocianato de cobalto a materiais que contenham cocaína na forma de sal é uma reação colorimétrica de identificação preliminar (com baixa seletividade) da cocaína. A reação positiva gera cor vermelho-tijolo.
9. ( ) Dentre os alcaloides conhecidos, a morfina é um dos mais potentes e pode, por reação de esterificação, produzir a heroína.
10. ( ) Alcaloides são constituídos por carbono, hidrogênio e azoto
11. ( ) Cafeína é um estimulante suave do sistema nervoso central, está presente em diversas bebidas e é considerada uma droga psicoativa.
( ) V, F, F, V, V, V, V, V, F, V, V
( ) F, V, V, F, F, F, F, F, V, F, F
( ) V, V, F, V, V, V, F, V, F, V, V
( ) F, F, F, F, V, F, V, F, V, F, F

Essa pergunta também está no material:

Exercicio. Alcaloides taninos saponinas
2 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é: V, V, F, V, V, V, F, V, F, V, V. Explicação das correções das falsas: 2. (F) O procedimento geral mais utilizado para extração de alcaloides é através da adição de ácido diluído e solventes orgânicos ao material vegetal pulverizado. 3. (F) Alcaloides não são facilmente extraídos com adição de água e ácido diluído ao material vegetal pulverizado, sendo necessário o uso de solventes orgânicos. 8. (F) A adição de tiocianato de cobalto a materiais que contenham cocaína na forma de sal é uma reação colorimétrica de identificação preliminar (com baixa especificidade) da cocaína. A reação positiva gera cor azul.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais