Buscar

O tipo e o estilo do pensamento comum, não acometido por nenhuma psicopatologia, é apenas precariamente lógico. Normalmente as pessoas tendem a usa...

O tipo e o estilo do pensamento comum, não acometido por nenhuma psicopatologia, é apenas precariamente lógico. Normalmente as pessoas tendem a usar estereótipos e baseiam muito de suas conclusões em premissas que não são verdadeiras, dando verdadeiros saltos de impressões vagas para conclusões precisas. Apesar destas características que podem dificultar a diferenciação do pensamento normal para o pensamento patológico a psicopatologia registra uma séria de possíveis alterações do pensamento dentre as quais podemos destacar o pensamento obsessivo que tem como principais características:

Devido à uma turvação da consciência o pensamento torna-se incoerente e tortuoso, impedindo que o indivíduo aprenda de forma clara e precisa os estímulos ambientais e possa, desta forma, processar claramente o raciocínio.
Caracterizado pelo predomínio de idéias ou representações que, apesar de terem um conteúdo absurdo ou repulsivo para o indivíduo, impõem-se à consciência de modo persistente e incontrolável.
Pensamento de estrutura pobre e rudimentar tendendo ao raciocínio concreto, os conceitos são escassos e utilizados no sentido mais literal do que abstrato ou metafórico.
Pensamento radicalmente incoerente, no qual os conceitos e juízos não se articulam minimamente de forma lógica.
Não permitir que o paciente chegue a qualquer conclusão sobre o tema que está considerando a não ser após muito esforço. O paciente dá longas voltas ao redor do tema e mescla, de forma imprecisa, o essencial com o supérfluo.

Essa pergunta também está no material:

Princípios do Inconsciente Segundo Freud
7 pág.

Psicopatologia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresenta uma reflexão sobre o pensamento comum e suas limitações, bem como as possíveis alterações do pensamento que podem ser observadas em casos de psicopatologia. Em relação ao pensamento obsessivo, são destacadas características como a incoerência e tortuosidade do pensamento, a presença de ideias absurdas ou repulsivas, a estrutura pobre e rudimentar do raciocínio, a incoerência radical e a dificuldade em chegar a conclusões sobre um tema.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando