Buscar

TIËSTO, empregado da empresa HIJ Ltda., cumpre jornada em regime de teletrabalho das 08h00 às 20h00, com 01 (uma) hora de intervalo intrajornada pa...

TIËSTO, empregado da empresa HIJ Ltda., cumpre jornada em regime de teletrabalho das 08h00 às 20h00, com 01 (uma) hora de intervalo intrajornada para refeição e descanso. Após ser dispensado sem justa causa, mediante aviso prévio indenizado, ingressa com Reclamação Trabalhista em face de seu ex-empregador, pleiteando, dentre outros pedidos, o pagamento de horas extras excedentes da 08ª diária e 44ª semanal. Nessa hipótese, com base no atual ordenamento jurídico, o pleito de horas extras e reflexos deverá ser:

O empregado em regime de teletrabalho tem direito à jornada de trabalho e, consequentemente, ao pagamento de horas extras, desde que ultrapassado o limite diário e semanal de trabalho.
O pedido de horas extras e reflexos não é impossível juridicamente, pois o empregado em regime de teletrabalho tem direito à jornada de trabalho e, consequentemente, ao pagamento de horas extras, desde que ultrapassado o limite diário e semanal de trabalho.
A) Extinto sem resolução do mérito, ante a impossibilidade jurídica do pedido.
B) Julgado improcedente, pois o regime de teletrabalho não está abrangido pelas normas protetivas da duração do trabalho.
C) Julgado procedente, ante a afronta ao limite diário e semanal fixado pela Constituição Federal.
D) Julgado improcedente, pois o regime de teletrabalho é vedado pelo atual ordenamento jurídico, configurando hipótese de trabalho proibido.

Essa pergunta também está no material:

Reforma Trabalhista simu 1 com resposta
14 pág.

Direito do Trabalho I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Julgado improcedente, pois o regime de teletrabalho não está abrangido pelas normas protetivas da duração do trabalho. O teletrabalho é uma modalidade de trabalho que permite a realização das atividades fora das dependências do empregador, utilizando tecnologias de informação e comunicação. Nessa modalidade, o controle de jornada é mais difícil, mas a legislação trabalhista prevê que o empregado em regime de teletrabalho tem direito à jornada de trabalho e, consequentemente, ao pagamento de horas extras, desde que ultrapassado o limite diário e semanal de trabalho. No entanto, no caso apresentado, o empregado cumpria jornada em regime de teletrabalho das 08h00 às 20h00, com 01 (uma) hora de intervalo intrajornada para refeição e descanso, o que totaliza 11 horas de trabalho diário. Como a jornada diária ultrapassa o limite legal de 8 horas, o empregado teria direito ao pagamento de horas extras. No entanto, a alternativa correta é a letra B, pois o regime de teletrabalho não está abrangido pelas normas protetivas da duração do trabalho, ou seja, não há previsão legal para o pagamento de horas extras no regime de teletrabalho.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais