Buscar

AVALIAÇÃO – DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ 1- Analise as afirmativas abaixo. 2- Marque a única alternativa correta. 3- A surdez pode ser congênita o...

AVALIAÇÃO – DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ
1- Analise as afirmativas abaixo.
2- Marque a única alternativa correta.
3- A surdez pode ser congênita ou adquirida. As principais causas da surdez congênita são hereditariedade, viroses maternas, doenças tóxicas da gestante, ingestão de medicamentos ototóxicos durante a gravidez. É adquirida, também, quando existe uma predisposição genética, quando ocorre meningite, exposição a sons impactantes e viroses. Julgue os itens colocando V para verdadeiro e F para falso.
4- Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
1 – A surdez pode ser congênita ou adquirida. As principais causas da surdez congênita são bacteriana, viroses maternas, doenças tóxicas da gestante, ingestão de medicamentos ototóxicos durante a gravidez.
2 – É bacteriana, também, quando existe uma predisposição genética, quando ocorre meningite, exposição a sons impactantes e viroses.
3 – O único procedimento capaz de identificar precocemente alterações auditivas é através da Triagem Auditiva Neonatal de rotina.
4 – Os “profundamente surdos” ou “totalmente surdos”, que não escutam absolutamente nada e não há possibilidade de passarem a escutar, independentemente de avanços tecnológicos que possam surgir. Para conversar estas pessoas precisam ler os lábios, usar a língua de sinais ou ambos.
A- Somente a alternativa 1 e 2 são falsas.
B- Apenas as alternativas 1 e 2 são verdadeiras.
C- Todas as alternativas são verdadeiras.
D- Todas as alternativas são falsas.
A- A pessoa que perde a audição antes de adquirir a linguagem, ainda poderá adquiri-la por meio de vias auditivas principalmente quando forem de gral severo ou profundo e considerado como surdo.
B- A própria comunidade surda, como os surdos denominam, tem diferenciações quanto ao uso dos serviços e também à apropriação da língua, em virtude das diferentes perdas auditivas, que podem promover ou não o uso da oralidade (fala), bem como a escrita do português como segunda língua.
C- A linguagem precisa ser vista em um conceito mais restrito, pois ela abrange a função comunicativa, a organização do pensamento, para as pessoas que tiveram perda fica prejudica quanto ao desenvolvimento cognitivo.
D- Todas as afirmativas estão corretas.
A detecção precoce da deficiência auditiva é imprescindível por possibilitar a otimização dos processos terapêuticos e aumentar a probabilidade de se aproveitar ao máximo o potencial de linguagem expressiva e receptiva, de alfabetização, do desempenho acadêmico e do desenvolvimento social e emocional das crianças.
O diagnóstico da surdez deve ocorrer até os três primeiros meses de vida da criança para assim, se iniciarem intervenções até os seis meses de idade.
“Quanto menos frequente e mais cedo estiver presente esta sensorialidade surda, mais a realização de seu anseio comunicante dependerá, especialmente, das experiências sensorias e motoras”.
Uma pessoa é considerada surda, sobre uma perspectiva audiológica, quando possui algum problema estrutural ou sensorial em seu sistema auditivo. Com esta dificuldade a pessoa surda tem alterada a sua capacidade de receber, associar, discriminar e compreender sons, e, como consequência disso, quando esta pessoa começa a aprender a escutar, sua comunicação acústica ou o seu desenvolvimento neste aspecto é limitado, mesmo com o uso de dispositivos especiais ou aparelhos auditivos.
A- V, V, V, V
B- F, V, V, F
C- V, V, F, V
D- F, F, V, F
( ) Na década de 1970, ganhou força o modelo cultural de surdez, também conhecido em nosso meio como modelo sócio antropológico.
( ) A virada cultural não atingiu seus objetivos referentes às transformações, como a pedagogia de surdos, o ensino de língua de sinais, a existência do professor de língua de sinais e do professor surdo, as pesquisas de surdos, os pesquisadores surdos, o modo de vida das famílias surdas, o estilo de vida surda, o aumento de mulheres surdas que residem sozi
V, F

Essa pergunta também está no material:

AVALIAÇÃO - Deficiência Auditiva e surdez
5 pág.

Educação Inclusiva Faculdade Venda Nova do ImigranteFaculdade Venda Nova do Imigrante

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Alternativa correta: B- F, V, V, F Justificativa: 1- Falsa. As principais causas da surdez congênita são hereditariedade, viroses maternas, doenças tóxicas da gestante, ingestão de medicamentos ototóxicos durante a gravidez. 2- Verdadeira. A surdez adquirida pode ocorrer por predisposição genética, meningite, exposição a sons impactantes e viroses. 3- Verdadeira. A Triagem Auditiva Neonatal é o único procedimento capaz de identificar precocemente alterações auditivas. 4- Falsa. Mesmo os "profundamente surdos" ou "totalmente surdos" podem se comunicar através de língua de sinais ou leitura labial. A- Falsa. A pessoa que perde a audição antes de adquirir a linguagem pode ter dificuldades em adquiri-la por meio de vias auditivas. B- Verdadeira. A comunidade surda tem diferenciações quanto ao uso dos serviços e também à apropriação da língua, em virtude das diferentes perdas auditivas. C- Falsa. A linguagem não precisa ser vista em um conceito mais restrito, pois ela abrange a função comunicativa e a organização do pensamento, mesmo para pessoas com perda auditiva. D- Falsa. Nem todas as afirmativas estão corretas. Na última parte da questão, as afirmativas são: 1- Verdadeira. A detecção precoce da deficiência auditiva é imprescindível por possibilitar a otimização dos processos terapêuticos e aumentar a probabilidade de se aproveitar ao máximo o potencial de linguagem expressiva e receptiva, de alfabetização, do desempenho acadêmico e do desenvolvimento social e emocional das crianças. 2- Falsa. O diagnóstico da surdez deve ocorrer até os três primeiros meses de vida da criança para assim, se iniciarem intervenções até os seis meses de idade. 3- Verdadeira. Quanto menos frequente e mais cedo estiver presente esta sensorialidade surda, mais a realização de seu anseio comunicante dependerá, especialmente, das experiências sensoriais e motoras. 4- Falsa. Uma pessoa é considerada surda, sobre uma perspectiva audiológica, quando possui algum problema estrutural ou sensorial em seu sistema auditivo, mas isso não significa que sua comunicação acústica ou seu desenvolvimento neste aspecto seja limitado, mesmo com o uso de dispositivos especiais ou aparelhos auditivos. Por fim, as afirmativas sobre o modelo cultural de surdez são: 1- Verdadeira. Na década de 1970, ganhou força o modelo cultural de surdez, também conhecido em nosso meio como modelo sócio antropológico. 2- Falsa. A virada cultural não atingiu seus objetivos referentes às transformações, como a pedagogia de surdos, o ensino de língua de sinais, a existência do professor de língua de sinais e do professor surdo, as pesquisas de surdos, os pesquisadores surdos, o modo de vida das famílias surdas, o estilo de vida surda, o aumento de mulheres surdas que residem sozinhas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais