Buscar

Dizer que uma língua pode variar, apresentando 'variedades linguísticas', implica afirmar que: Todo falante de uma determinada língua usa, invari...

Dizer que uma língua pode variar, apresentando 'variedades linguísticas', implica afirmar que:


Todo falante de uma determinada língua usa, invariavelmente, esta língua de forma padronizada.
A língua sempre segue o que estabelece a norma gramatical, sem que se recorra às expressões pitorescas, à gíria, e a muitas de suas construções são tidas como 'incorreções graves' nos níveis de maior formalidade.
Em um país que adota uma determinada língua oficial, como o Português no Brasil, verifica-se que há uniformidade no uso da língua em todo território nacional.
É possível que uma língua sofra variações em função das características regionais, sociais, culturais e históricas dos seus falantes.
As variedades linguísticas são consideradas erros gramaticais e devem ser evitadas a todo custo.

Essa pergunta também está no material:

LÍNGUA: O COLOQUIAL E A NORMA CULTA
3 pág.

Português Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "É possível que uma língua sofra variações em função das características regionais, sociais, culturais e históricas dos seus falantes." As variedades linguísticas são uma realidade em todas as línguas, e não são consideradas erros gramaticais. Elas são influenciadas por diversos fatores, como a região, a classe social, a idade, o gênero, entre outros. A língua padrão é apenas uma das variedades linguísticas, e é utilizada em contextos mais formais, como na escrita acadêmica e em discursos oficiais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais