Buscar

Gabriel, servidor público federal, após se aposentar, surpreende-se com o corte do auxílio-alimentação que recebia quando em atividade. Indignado, ...

Gabriel, servidor público federal, após se aposentar, surpreende-se com o corte do auxílio-alimentação que recebia quando em atividade. Indignado, requer à Administração que o referido benefício seja reinserido, já que o direito à alimentação integra o conceito de mínimo existencial. Todavia, ao negar o pedido, a Administração, alegando crise orçamentária, informa que esse direito, embora constitucionalmente previsto, é sempre hierarquicamente inferior aos demais direitos estabelecidos no rol de direitos fundamentais sociais, não tendo o Estado, portanto, o dever de contemplá-lo. Inconformado com a resposta, Gabriel procura um(a) advogado(a) para que esclareça os itens a seguir. A) Diante do que informa o sistema jurídico-constitucional brasileiro e das informações acima apresentadas, há elementos jurídicos para reverter judicialmente a decisão administrativa do corte do auxílio-alimentação? (Valor: 0,65) B) Independentemente da possibilidade ou impossibilidade jurídica do corte do auxílio-alimentação, a questão hierárquico-normativa suscitada pela Administração Pública pode ser considerada um argumento reconhecido pelo sistema jurídico-constitucional brasileiro? (Valor: 0,60) Obs.: o(a) examinando(a) deve fundamentar as respostas. A mera citação do dispositivo legal não configura pontuação.
A) Diante do que informa o sistema jurídico-constitucional brasileiro e das informações acima apresentadas, há elementos jurídicos para reverter judicialmente a decisão administrativa do corte do auxílio-alimentação?
B) Independentemente da possibilidade ou impossibilidade jurídica do corte do auxílio-alimentação, a questão hierárquico-normativa suscitada pela Administração Pública pode ser considerada um argumento reconhecido pelo sistema jurídico-constitucional brasileiro?
O direito à alimentação integra o conceito de mínimo existencial.
A Administração alega crise orçamentária para justificar o corte do auxílio-alimentação.
O direito à alimentação é hierarquicamente inferior aos demais direitos fundamentais sociais.

Essa pergunta também está no material:

19. Bloco 07 b2d08755 ae9b 41f2 96b3 4e1d9bb3ae57
2 pág.

Direito Constitucional I USP - BauruUSP - Bauru

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A) Diante do que informa o sistema jurídico-constitucional brasileiro e das informações acima apresentadas, há elementos jurídicos para reverter judicialmente a decisão administrativa do corte do auxílio-alimentação? Sim, há elementos jurídicos para reverter judicialmente a decisão administrativa do corte do auxílio-alimentação. O direito à alimentação é um direito fundamental social previsto na Constituição Federal de 1988, e sua garantia é essencial para a efetivação do mínimo existencial. Além disso, a crise orçamentária alegada pela Administração não pode ser utilizada como justificativa para a supressão de direitos fundamentais. B) Independentemente da possibilidade ou impossibilidade jurídica do corte do auxílio-alimentação, a questão hierárquico-normativa suscitada pela Administração Pública pode ser considerada um argumento reconhecido pelo sistema jurídico-constitucional brasileiro? Não, a questão hierárquico-normativa suscitada pela Administração Pública não pode ser considerada um argumento reconhecido pelo sistema jurídico-constitucional brasileiro. Os direitos fundamentais sociais, como o direito à alimentação, não são hierarquicamente inferiores aos demais direitos fundamentais, mas sim complementares e interdependentes. Além disso, a Administração Pública não pode utilizar a hierarquia normativa como justificativa para a supressão de direitos fundamentais.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais