Buscar

Defina as leis da oferta e da demanda. Ilustre graficamente as relações existentes entre preço e quantidade em cada uma das leis e explique como se...

Defina as leis da oferta e da demanda. Ilustre graficamente as relações existentes entre preço e quantidade em cada uma das leis e explique como se comportam as curvas de oferta e de demanda.

a) A Lei da Oferta estabelece uma relação direta entre preço e quantidade ofertada de um bem.
b) A Lei da Demanda estabelece uma relação inversa entre preço e quantidade demandada de um bem.
c) A curva da oferta é crescente, enquanto a curva da demanda é decrescente.
d) Mudanças em outras variáveis, como preços de insumos e impostos, provocam uma mudança na oferta (deslocamento da curva).
e) Mudanças em outras variáveis, como preferências e expectativas de preço, provocam uma mudança na demanda (deslocamento da curva).

Essa pergunta também está no material:

Lista 3 - Economia Ambiental
3 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As leis da oferta e da demanda são fundamentais para entender o funcionamento do mercado. A Lei da Oferta estabelece que, mantendo-se tudo o mais constante, quanto maior o preço de um bem, maior será a quantidade ofertada desse bem. Já a Lei da Demanda estabelece que, mantendo-se tudo o mais constante, quanto maior o preço de um bem, menor será a quantidade demandada desse bem. As curvas de oferta e demanda são representadas graficamente em um gráfico de coordenadas cartesianas, onde o eixo horizontal representa a quantidade e o eixo vertical representa o preço. A curva da oferta é crescente, ou seja, quanto maior o preço, maior a quantidade ofertada. Já a curva da demanda é decrescente, ou seja, quanto maior o preço, menor a quantidade demandada. Mudanças em outras variáveis, como preços de insumos e impostos, podem provocar uma mudança na oferta, o que é representado por um deslocamento da curva de oferta para a direita ou para a esquerda. Da mesma forma, mudanças em outras variáveis, como preferências e expectativas de preço, podem provocar uma mudança na demanda, o que é representado por um deslocamento da curva de demanda para a direita ou para a esquerda. Em um mercado em equilíbrio, o preço e a quantidade são determinados pelo ponto de interseção das curvas de oferta e demanda. Quando há excesso de oferta, ou seja, a quantidade ofertada é maior do que a quantidade demandada, o preço tende a cair. Já quando há excesso de demanda, ou seja, a quantidade demandada é maior do que a quantidade ofertada, o preço tende a subir.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais