Buscar

3. Descreva quais são as principais diferenças entre os aglomerados hidráulicos e aéreos. Os aglomerantes hidráulicos são aqueles que endurecem pe...

3. Descreva quais são as principais diferenças entre os aglomerados hidráulicos e aéreos.

Os aglomerantes hidráulicos são aqueles que endurecem pela ação exclusiva da água, através de um processo chamado hidratação.
O calcário quando contém uma certa quantidade de argila antes de ser aquecido produz cal hidráulica.
Os aglomerantes aéreos, cuja pasta apresenta a propriedade de endurecer por reações de hidratação ou pela ação química do anidrido carbônico (CO2) presente na atmosfera e que, após seu endurecimento, não resiste satisfatoriamente quando submetida à ação da água.

Essa pergunta também está no material:

FMU MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO ATV 1
2 pág.

Materiais de Construção Civil Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os aglomerantes hidráulicos e aéreos são diferentes em relação à sua capacidade de endurecimento e resistência à água. Os aglomerantes hidráulicos endurecem exclusivamente pela ação da água, através do processo de hidratação, e após o endurecimento, apresentam alta resistência à água. Exemplos de aglomerantes hidráulicos são o cimento Portland e a cal hidráulica. Já os aglomerantes aéreos endurecem por reações de hidratação ou pela ação química do anidrido carbônico presente na atmosfera. Após o endurecimento, não apresentam boa resistência à água. Exemplos de aglomerantes aéreos são a cal aérea e o gesso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais