Buscar

Diferencie hiperemia ativa de hiperemia passiva, explicando detalhadamente as características de cada uma. A hiperemia ativa é resultante de uma l...

Diferencie hiperemia ativa de hiperemia passiva, explicando detalhadamente as características de cada uma.

A hiperemia ativa é resultante de uma lesão de onde há morte celular e consequente necessidade de reparação tecidual. Inicia-se no começo do processo inflamatório e está relacionada com o aumento do fluxo no leito arteriolar em uma determinada área do organismo.
A hiperemia passiva é o aumento do volume passivo do leito vascular devido à diminuição do fluxo normal de sangue associado com a restrição da passagem sanguínea. O local fica com uma coloração vermelho escura, com tom violáceo. Dois fatores definem o tipo de congestão: a duração (aguda ou crônica) e a extensão (localizada ou generalizada).

Essa pergunta também está no material:

Exercícios de Fixação - Unidade 3
4 pág.

Patologia I Universidade Federal do Espírito SantoUniversidade Federal do Espírito Santo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A hiperemia ativa é caracterizada pelo aumento do fluxo sanguíneo em uma determinada área do organismo, que ocorre em resposta a uma lesão ou inflamação. Esse aumento do fluxo sanguíneo é resultado da vasodilatação arteriolar, que é mediada por substâncias inflamatórias, como a histamina e a prostaglandina. A hiperemia ativa é um processo fisiológico que tem como objetivo levar mais sangue e nutrientes para a área afetada, a fim de promover a reparação tecidual. Já a hiperemia passiva é caracterizada pelo aumento do volume passivo do leito vascular, que ocorre devido à diminuição do fluxo normal de sangue associado com a restrição da passagem sanguínea. Esse tipo de hiperemia é causado por uma obstrução do fluxo sanguíneo, como ocorre em casos de insuficiência cardíaca ou trombose venosa profunda. O local afetado fica com uma coloração vermelho escura, com tom violáceo, devido ao acúmulo de sangue venoso. Em resumo, a hiperemia ativa é um processo fisiológico que ocorre em resposta a uma lesão ou inflamação, enquanto a hiperemia passiva é um processo patológico que ocorre devido a uma obstrução do fluxo sanguíneo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais