Buscar

Se dizer que desde o final do século XVIII há tensões entre a metrópole e os interesses de colonos no Brasil, o que acabou por fomentar movimentos...

Se dizer que desde o final do século XVIII há tensões entre a metrópole e os interesses de colonos no Brasil, o que acabou por fomentar movimentos de separação, em meio aos diversos tipos de nativismo. Sobre a Constituição brasileira de 1824, analise as sentenças a seguir: I- Depois da dissolução da Assembleia Constituinte, o imperador criou um conselho de Estado, reduzido, com a missão de auxiliá-lo na redação da primeira constituição do império, que seria outorgada em 25 de março de 1824. II- O processo de redação da Lei teve diversos passos, desde as cópias do texto que foram enviadas aos municípios brasileiros para que eles dessem sugestões até a redação final que disfarçava o autoritarismo, tendo como inspiração a Constituição da França, outorgada por Luís XVIII, em 1814. III- A Carta brasileira de 1824 constituía uma monarquia hereditária, com a divisão dos poderes em Executivo (na mão do imperador e dos ministros de Estado, que se responsabilizariam pela execução das leis), Legislativo (que incluía a Câmara dos Deputados e o Senado, considerados por conseguinte legisladores) e o Judiciário (constituído pelos juízes e tribunais). Assinale a alternativa CORRETA:

Desde o final do século XVIII há tensões entre a metrópole e os interesses de colonos no Brasil, o que fomentou movimentos de separação.
A Constituição brasileira de 1824 foi outorgada em 25 de março de 1824.
A Carta brasileira de 1824 constituía uma monarquia hereditária, com a divisão dos poderes em Executivo, Legislativo e Judiciário.
A) Somente a sentença III está correta.
B) As sentenças II e III estão corretas.
C) As sentenças I e II estão corretas.
D) As sentenças I e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

História do Brasil Imperial Avaliação I
8 pág.

História do Brasil Imperial Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) As sentenças I e III estão corretas. A sentença I está correta, pois após a dissolução da Assembleia Constituinte, o imperador criou um conselho de Estado, reduzido, com a missão de auxiliá-lo na redação da primeira constituição do império, que seria outorgada em 25 de março de 1824. A sentença III também está correta, pois a Carta brasileira de 1824 constituía uma monarquia hereditária, com a divisão dos poderes em Executivo (na mão do imperador e dos ministros de Estado, que se responsabilizariam pela execução das leis), Legislativo (que incluía a Câmara dos Deputados e o Senado, considerados por conseguinte legisladores) e o Judiciário (constituído pelos juízes e tribunais). A sentença II está incorreta, pois a Constituição brasileira de 1824 não teve como inspiração a Constituição da França, outorgada por Luís XVIII, em 1814.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina