Buscar

O negócio jurídico processual previsto no artigo 190 do Novo CPC permite às Partes convencionarem, com a concordância do juiz, que seja proferida u...

O negócio jurídico processual previsto no artigo 190 do Novo CPC permite às Partes convencionarem, com a concordância do juiz, que seja proferida uma sentença que reconheça uma inconstitucionalidade com efeito ablativo erga omnes? Tal ocorrendo, como juiz como procederia?

A cláusula geral que consta no art. 190 do CPC/2015 impetra o negócio jurídico processual atípico, que tem por objeto situações jurídicas processuais – ônus, faculdades, direitos ou deveres.
Como qualquer negócio jurídico, está sujeito à apreciação judicial dos seus requisitos de validade, como a capacidade das partes, a licitude do objeto e a forma prevista em lei.
É requisito a validade do negócio jurídico processual a licitude do objeto.
Sempre que a matéria transacionada for de reserva legal, a negociação processual em torno dela é ilícita.
Não podem as partes convencionarem acerca do reconhecimento de inconstitucionalidade de lei, porque estariam violando regra de competência estabelecida na Constituição Federal (art. 102, I, 'a').
O julgador deverá reconhecer a nulidade do negócio jurídico, que não surtirá qualquer efeito.

Essa pergunta também está no material:

Caso 9 Processo Civil
1 pág.

Direito Processual Civil I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Não, o negócio jurídico processual previsto no artigo 190 do Novo CPC não permite às partes convencionarem, com a concordância do juiz, que seja proferida uma sentença que reconheça uma inconstitucionalidade com efeito ablativo erga omnes. Isso porque a Constituição Federal estabelece regra de competência específica para o reconhecimento de inconstitucionalidade de lei (art. 102, I, 'a'). Caso as partes convencionem acerca do reconhecimento de inconstitucionalidade de lei, o negócio jurídico será nulo e não surtirá qualquer efeito. O juiz, nesse caso, deverá reconhecer a nulidade do negócio jurídico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais