Buscar

Quais as funções de cada constituinte do periodonto de proteção e sustentação? A gengiva livre é responsável pela formação da papila interdentária...

Quais as funções de cada constituinte do periodonto de proteção e sustentação?

A gengiva livre é responsável pela formação da papila interdentária, a qual preenche o espaço entre dois dentes adjacente (circunda o dente e define o sulco gengival).
A gengiva inserida está aderida ao dente por um epitélio juncional singular e se encontra firmemente inserida no osso alveolar subjacente e ao cemento por meio de fibras colágenas, que além de aderência a gengiva inserida confere também suporte para a gengiva livre.
A gengiva interdentária ocupa o espaço entre dois dentes adjacentes, apicalmente ao ponto de contato entre eles e une a papila vestibular a lingual.
A mucosa alveolar insere o dente no tecido ósseo dos maxilares e ajuda a manter a integridade da superfície da mucosa mastigatória da cavidade oral.
O cimento é responsável pela inserção das fibras do ligamento periodontal na raiz dental, de proteção a dentina e contribui para o processo de reparação.
O osso alveolar distribui e absorve as forças geradas pela mastigação ou outros contatos dentários. Porção da maxila e mandíbula que forma e dá suporte aos alvéolos dentários.
O ligamento periodontal é responsável por unir o dente ao cemento, amortece as forças mastigatórias, participa da contínua remodelação óssea, participa da nutrição das estruturas adjacentes e tem funções de propriocepção. É responsável pela articulação entre o dente e o respectivo alvéolo.

Essa pergunta também está no material:

Portfolio 2 saude coletiva - aluna Karem Kauany 2
3 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O periodonto de proteção e sustentação é composto por seis constituintes, cada um com sua função específica: 1. Gengiva livre: responsável pela formação da papila interdentária, preenchendo o espaço entre dois dentes adjacentes e circundando o dente, definindo o sulco gengival. 2. Gengiva inserida: aderida ao dente por um epitélio juncional singular e firmemente inserida no osso alveolar subjacente e ao cemento por meio de fibras colágenas, que além de aderência a gengiva inserida confere também suporte para a gengiva livre. 3. Gengiva interdentária: ocupa o espaço entre dois dentes adjacentes, apicalmente ao ponto de contato entre eles e une a papila vestibular a lingual. 4. Mucosa alveolar: insere o dente no tecido ósseo dos maxilares e ajuda a manter a integridade da superfície da mucosa mastigatória da cavidade oral. 5. Cimento: responsável pela inserção das fibras do ligamento periodontal na raiz dental, de proteção a dentina e contribui para o processo de reparação. 6. Osso alveolar: distribui e absorve as forças geradas pela mastigação ou outros contatos dentários. Porção da maxila e mandíbula que forma e dá suporte aos alvéolos dentários. 7. Ligamento periodontal: responsável por unir o dente ao cemento, amortece as forças mastigatórias, participa da contínua remodelação óssea, participa da nutrição das estruturas adjacentes e tem funções de propriocepção. É responsável pela articulação entre o dente e o respectivo alvéolo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais