Buscar

Em relação à história e evolução da Segurança do Trabalho no Brasil, considere as seguintes afirmativas: I. A Revolução Industrial Brasileira ocorr...

Em relação à história e evolução da Segurança do Trabalho no Brasil, considere as seguintes afirmativas:

I. A Revolução Industrial Brasileira ocorreu a partir da década de 40, com a criação da Companhia Siderúrgica Nacional e, depois, com a indústria automobilística (anos 50).

II. O Código Sanitário do Estado de São Paulo, de 1918, é considerada a primeira legislação brasileira sobre acidentes do trabalho.

III. A industrialização estava mais presente nos estados do Norte e Nordeste do país.

IV. O Brasil era considerado “campeão mundial de acidentes do trabalho’ no período compreendido entre o final dos anos 60 e o começo dos anos 70.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) II e IV estão corretas. Justificativa: I. A Revolução Industrial Brasileira ocorreu a partir da década de 40, com a criação da Companhia Siderúrgica Nacional e, depois, com a indústria automobilística (anos 50). Essa afirmação está incorreta, pois a Revolução Industrial Brasileira ocorreu no final do século XIX e início do século XX, com a implantação de indústrias têxteis, alimentícias e de calçados, principalmente na região Sudeste do país. II. O Código Sanitário do Estado de São Paulo, de 1918, é considerada a primeira legislação brasileira sobre acidentes do trabalho. Essa afirmação está correta, pois o Código Sanitário de São Paulo, de 1918, foi a primeira legislação brasileira a tratar de acidentes do trabalho. III. A industrialização estava mais presente nos estados do Norte e Nordeste do país. Essa afirmação está incorreta, pois a industrialização brasileira se concentrou principalmente na região Sudeste do país, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. IV. O Brasil era considerado “campeão mundial de acidentes do trabalho’ no período compreendido entre o final dos anos 60 e o começo dos anos 70. Essa afirmação está correta, pois o Brasil apresentava altos índices de acidentes de trabalho nesse período, o que levou à criação da legislação trabalhista e previdenciária que temos hoje.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais