Buscar

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC/SEF, 1997, p.24) [...] a educação física escolar deve dar oportunidades a todos os alunos p...

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC/SEF, 1997, p.24) [...] a educação física escolar deve dar oportunidades a todos os alunos para que desenvolvam suas potencialidades, de forma democrática e não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos. Nesse sentido, cabe assinalar que os alunos portadores de deficiências físicas não podem ser privados das aulas de Educação Física. Do ponto de vista da educação inclusiva é INCORRETO afirmar que:
Ao aluno deficiente devem ser estipulados conteúdos diferenciados nas aulas de educação física uma vez que os mesmos tem direitos específicos abordados na LDBEN.
Nas últimas décadas, percebe­se uma preocupação em diminuir as desigualdades entre as diversas culturas, através de políticas públicas e em especial, aquelas voltadas para educação: a exemplo da inclusão do tema transversal ¿Pluralidade cultural¿ e a da História da África nos currículos do segundo grau
Em 2004, o Ministério Público Federal publica o documento O Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular, com o objetivo de disseminar os conceitos e diretrizes mundiais para a inclusão, reafirmando o direito e os benefícios da escolarização de alunos com e sem deficiência nas turmas comuns do ensino regular.
O acesso à educação tem início na educação infantil, na qual se desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e desenvolvimento global do aluno. Nessa etapa, o lúdico, o acesso às formas diferenciadas de comunicação, a riqueza de estímulos nos aspectos físicos, emocionais, cognitivos, psicomotores e sociais e a convivência com as diferenças favorecem as relações interpessoais, o respeito e a valorização da criança.
Ao incluir um aluno com deficiência física nas aulas de educação física escolar o professor determina procedimentos metodológicos específicos para atender as necessidades especiais, reconhecendo as potencialidades do aluno deficiente.

Ao aluno deficiente devem ser estipulados conteúdos diferenciados nas aulas de educação física uma vez que os mesmos tem direitos específicos abordados na LDBEN.
Verdadeiro
Falso

Essa pergunta também está no material:

Avaliando metodologia 4
2 pág.

Metodologia I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação "Ao aluno deficiente devem ser estipulados conteúdos diferenciados nas aulas de educação física uma vez que os mesmos tem direitos específicos abordados na LDBEN" é VERDADEIRA. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) estabelece que a educação física é uma disciplina obrigatória na educação básica e que deve ser adaptada às condições dos alunos, incluindo aqueles com deficiência. Portanto, é necessário que o professor de educação física estipule conteúdos diferenciados para atender às necessidades específicas dos alunos com deficiência.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais