Buscar

Leia as afirmativas da formação étnica do povo brasileiro: I - Historicamente, a formação da sociedade brasileira pode contar com as contribuições ...

Leia as afirmativas da formação étnica do povo brasileiro: I - Historicamente, a formação da sociedade brasileira pode contar com as contribuições culturais europeias que foram tão valorizadas quanto as culturas socialmente consideradas não europeias como a negra e a indígena. II - O povo brasileiro é representado por uma diversidade étnico-racial. Somos um povo mestiço, como diria Darcy Ribeiro. Porém, essa diversidade não se traduz em igualdade de condições para os distintos segmentos que integram a população do país. III - As teorias sobre a formação étnica do povo brasileiro são relativamente recentes. O Brasil criou uma espécie de triângulo das raças composta por brancos, índios e negros, e defendia-se a ideia de miscigenação como meio de harmonização social entre as raças. IV - O Brasil criou uma espécie de triângulo das raças composta por brancos, índios e negros. Acreditar nesse triângulo é aceitar a ideia de que brancos, índios e negros se encontravam numa espécie de carnaval social e biológico, o que não era verdade.

I - Historicamente, a formação da sociedade brasileira pode contar com as contribuições culturais europeias que foram tão valorizadas quanto as culturas socialmente consideradas não europeias como a negra e a indígena.
II - O povo brasileiro é representado por uma diversidade étnico-racial. Somos um povo mestiço, como diria Darcy Ribeiro. Porém, essa diversidade não se traduz em igualdade de condições para os distintos segmentos que integram a população do país.
III - As teorias sobre a formação étnica do povo brasileiro são relativamente recentes. O Brasil criou uma espécie de triângulo das raças composta por brancos, índios e negros, e defendia-se a ideia de miscigenação como meio de harmonização social entre as raças.
IV - O Brasil criou uma espécie de triângulo das raças composta por brancos, índios e negros. Acreditar nesse triângulo é aceitar a ideia de que brancos, índios e negros se encontravam numa espécie de carnaval social e biológico, o que não era verdade.
a. Somente I e II estão corretas.
b. Somente II e III estão corretas.
c. Somente III e IV estão corretas.
d. Somente I, II e III estão corretas.
e. Somente II e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

CIDADANIA A3
6 pág.

Cidadania Centro Universitário Augusto MottaCentro Universitário Augusto Motta

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d. Somente I, II e III estão corretas." As afirmativas I, II e III estão corretas, enquanto a afirmativa IV está incorreta. O Brasil não criou um triângulo das raças, mas sim essa teoria foi criada por um antropólogo chamado João Batista de Lacerda, que defendia a ideia de que a miscigenação entre brancos, índios e negros seria a solução para a harmonização social entre as raças.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais