Buscar

(2016 CESPE TRT - 8ª Região (PA e AP) Prova: Analista judiciário - Oficial de Justiça Avaliador Federal) Pedro e Caio, domiciliados em Macapá ¿ AP,...

(2016 CESPE TRT - 8ª Região (PA e AP) Prova: Analista judiciário - Oficial de Justiça Avaliador Federal) Pedro e Caio, domiciliados em Macapá ¿ AP, foram vítimas de acidente automobilístico em uma rodovia. Supostamente, o acidente foi provocado por Rafael, domiciliado em Belém ¿ PA. As vítimas propuseram, separadamente, ações de indenização contra Rafael na justiça comum de Macapá. A respeito dessa situação hipotética, assinale a opção correta de acordo com disposições do CPC.


Pedro e Caio poderiam ter optado por ingressar em litisconsórcio ativo, caso em que seriam considerados como litigantes distintos em suas relações com a parte adversa, por força do princípio da autonomia dos litisconsortes.

Essa pergunta também está no material:

Avaliando aprendizado Processo civil I
3 pág.

Direito Processual Civil I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmativa está incorreta. Pedro e Caio não poderiam ter optado por ingressar em litisconsórcio ativo, pois, de acordo com o art. 114 do CPC, o litisconsórcio ativo será obrigatório quando se tratarem de direitos ou obrigações comuns a todos os litisconsortes. No caso em questão, as ações de indenização propostas por Pedro e Caio são autônomas, ou seja, cada um busca a reparação pelos danos sofridos individualmente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais