Buscar

Seria, tecnicamente, correto afirmar que não existe um direito ao esquecimento na internet no Brasil, na medida em que este não encontra previsão e...

Seria, tecnicamente, correto afirmar que não existe um direito ao esquecimento na internet no Brasil, na medida em que este não encontra previsão em lei?

a. Sim, pois não existem direitos subjetivos que não decorram de texto de lei que os preveja de modo expresso e pormenorizado.
b. Sim, pois o direito ao esquecimento é uma criação estrangeira, que não tem aplicabilidade no Brasil.
c. Não, pois o Supremo Tribunal Federal já reconheceu, de modo pacífico, a existência de um amplo direito ao esquecimento no ordenamento jurídico brasileiro.
d. Não, pois o direito ao esquecimento pode ser enquadrado como um direito da personalidade, e a doutrina jurídica afirma, há muito, o princípio da não taxatividade dos direitos da personalidade, isto é, podem existir os direitos da personalidade reconhecidos pela doutrina e pela jurisprudência, para além daqueles previstos expressamente na letra da lei.
e. Não, pois a Lei Geral de Proteção de Dados passou a prever, expressamente, o direito ao esquecimento no sistema jurídico brasileiro.

Essa pergunta também está no material:

RELACOES PRIVADAS E INTERNET D45D 50104_D_20231
20 pág.

Direito Civil I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d. Não, pois o direito ao esquecimento pode ser enquadrado como um direito da personalidade, e a doutrina jurídica afirma, há muito, o princípio da não taxatividade dos direitos da personalidade, isto é, podem existir os direitos da personalidade reconhecidos pela doutrina e pela jurisprudência, para além daqueles previstos expressamente na letra da lei. Embora não haja uma lei específica que trate do direito ao esquecimento na internet, a jurisprudência brasileira tem reconhecido esse direito como uma extensão do direito à privacidade e à imagem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais