Buscar

Um dos elementos importantes na compreensão dos movimentos sociais diz respeito ao entendimento da sociedade civil e do Estado. Há diferentes compr...

Um dos elementos importantes na compreensão dos movimentos sociais diz respeito ao entendimento da sociedade civil e do Estado. Há diferentes compreensões acerca deste assunto, emitida por distintos pensadores. Sendo assim, cabe lembrar a contribuição de Gramsci no que tange à discussão de sociedade civil, Estado e hegemonia. Analise as afirmativas abaixo:

I. A sociedade civil, para Gramsci, configuraria uma mera extensão do Estado, sendo quase o mesmo instituto. Para este pensador, a sociedade civil configurava um espaço de participação política, mas sem a necessária mediação entre a infraestrutura econômica e o Estado em sentido estrito.
II. Para este autor, é no âmbito da sociedade civil que acontecem os embates ideológicos. Para Gramsci, a direção intelectual por meio de um grupo dirigente é fundamental para reconhecimento diante da base de classe.
III Para Gramsci, o Estado é diretamente influenciado pela sociedade civil, estando além de uma mera configuração de estruturação política.
A II e III.
B I e II.
C Apenas a alternativa I.
D III.

Essa pergunta também está no material:

apol2
3 pág.

C# Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) I e II. Isso porque Gramsci entendia que a sociedade civil não era uma mera extensão do Estado, mas sim um espaço de participação política que possibilitava a luta ideológica. Além disso, ele defendia que a direção intelectual por meio de um grupo dirigente era fundamental para o reconhecimento diante da base de classe.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais