Buscar

Como a desigualdade social pode atingir diferentes crianças e adolescentes no campo da saúde, educação e acesso à cultura? Quais são os possíveis i...

Como a desigualdade social pode atingir diferentes crianças e adolescentes no campo da saúde, educação e acesso à cultura? Quais são os possíveis impactos dessas desigualdades?

A desigualdade social pode afetar o acesso à saúde, educação e cultura de crianças e adolescentes.
Os menos favorecidos socialmente possuem acesso restrito a essas atividades devido à falta de poder monetário suficiente para adquiri-las em muitos casos.
No campo da saúde, o SUS é um sistema decadente onde as pessoas menos favorecidas sofrem muito com longas esperas e falta de recursos.
O estado não fornece nos serviços públicos grande aparato educacional ou cultural para pessoas menos favorecidas, o que pode resultar na perpetuação da pobreza e falta de oportunidades para crianças e adolescentes.

Essa pergunta também está no material:

INFÂNCIA NA HISTÓRIA E NA CULTURA CONTEMPORÂNEA A3
1 pág.

Pedagogia Universidade Anhembi MorumbiUniversidade Anhembi Morumbi

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A desigualdade social pode afetar crianças e adolescentes de diferentes maneiras no campo da saúde, educação e acesso à cultura. No campo da saúde, crianças e adolescentes menos favorecidos socialmente podem ter acesso restrito a serviços de saúde de qualidade, devido à falta de recursos financeiros para pagar por tratamentos e medicamentos. Além disso, o sistema público de saúde pode ser precário e não oferecer atendimento adequado, o que pode levar a problemas de saúde mais graves. Na educação, a desigualdade social pode afetar o acesso a escolas de qualidade, professores bem capacitados e recursos educacionais adequados. Crianças e adolescentes menos favorecidos podem ter que frequentar escolas públicas com infraestrutura precária e falta de recursos, o que pode prejudicar seu aprendizado e desenvolvimento. No acesso à cultura, crianças e adolescentes menos favorecidos socialmente podem ter acesso restrito a atividades culturais, como teatro, cinema, museus e outras formas de arte. Isso pode limitar sua exposição a diferentes formas de cultura e conhecimento, o que pode afetar seu desenvolvimento cognitivo e criativo. Os possíveis impactos dessas desigualdades incluem a perpetuação da pobreza e da falta de oportunidades para crianças e adolescentes, além de limitar seu potencial de desenvolvimento e crescimento pessoal. É importante que o Estado invista em políticas públicas que visem reduzir a desigualdade social e garantir o acesso igualitário a serviços de saúde, educação e cultura para todas as crianças e adolescentes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina