Buscar

A desigualdade social existente no Brasil faz com que as crianças brasileiras tenham diferentes vivências (Recuperação Automática)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A desigualdade social existente no Brasil faz com que as crianças brasileiras tenham diferentes vivências. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF, 2018) sinaliza que 61% das crianças e adolescentes brasileiros são afetados pela pobreza em suas múltiplas dimensões, pois, além da renda financeira, é necessário levar em conta o acesso a diversos outros direitos. Como a desigualdade social pode atingir diferentes crianças e adolescentes no campo da saúde, educação e acesso à cultura? Quais são os possíveis impactos dessas desigualdades?
A desigualdade social no Brasil abrange a maior parcela da população brasileira, existe vários tipos de desigualdade sociais no Brasil como as de gêneros, regional, racial e econômica.
 A desigualdade econômica divide população em classe sociais, onde privilegia a menor parcelada população com excelentes condições financeiras, enquanto a maior quantidade é desfavorecida.
Na área da saúde os menos favorecidos que são afetados pela pobreza, não têm acesso a tratamentos adequados, muitos não conseguem nem acesso a saúde básica. As unidades de saúde muitas vezes não têm equipamentos adequados faltam medicamentos, dificultando atendimento e tratamento para essa população. Enquanto os que tem melhor condições financeira tem acesso a saúde privada melhores hospitais com equipamento adequados, podem pagar por tratamentos de saúdes.
Crianças que possuem as mesmas doenças, mesma comorbidades as mesmas necessidades têm tratamento diferente conforme sua classe social.
Na Educação pública a falta de investimento interfere na qualidade de ensino limitando os professores quem tem baixo recursos isso causa um ensino de baixa qualidade, falta vagas nas escolas, falta de manutenção no ambiente escolar, dificuldade de acesso a unidade escolar nas regiões onde a pobreza é maior. Enquanto na Educação privada tem recursos para um excelente ensino.
A falta de acesso a cultura limita o conhecimento para alguns, o alto preço de teatros, cinema. Show etc., faz muitos não terem oportunidade de frequentar esses lugares.
Os impactos que a desigualdade social pode gerar para a população são esses o aumento da pobreza, aumento do desemprego, aumento da violência, a má qualidade de vida entre outros.
Uma criança ou adolescente que cresce com uma vida inferior, ensino e saúde, tem uma expectativa de vida menor, tem menos oportunidade ao comparar com uma criança ou adolescente que tem uma qualidade de vida superior, acesso a excelente ensino, saúde e cultura.

Continue navegando