Buscar

a) Explicar porque o IV é um poderoso identificador (qualitativo) para compostos orgânicos e inorgânicos e não é bom para parte quantitativa, expli...

a) Explicar porque o IV é um poderoso identificador (qualitativo) para compostos orgânicos e inorgânicos e não é bom para parte quantitativa, explicar comparando com UV-visível. b) Porque os instrumentos que usam a transformada de Fourier são mais vantajosos do que os dispersivos?
a) Explicar porque o IV é um poderoso identificador (qualitativo) para compostos orgânicos e inorgânicos e não é bom para parte quantitativa, explicar comparando com UV-visível.
b) Porque os instrumentos que usam a transformada de Fourier são mais vantajosos do que os dispersivos?

Essa pergunta também está no material:

Prova De Análise Instrumental
1 pág.

Análise Instrumental Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) O espectro de infravermelho (IV) é um poderoso identificador qualitativo para compostos orgânicos e inorgânicos porque cada composto tem um espectro de IV único, que é determinado pelas vibrações moleculares. As vibrações moleculares são específicas para cada tipo de ligação química e grupo funcional, o que permite a identificação de compostos. No entanto, o IV não é bom para a parte quantitativa porque a intensidade do sinal não é proporcional à concentração do composto. Por outro lado, o espectro UV-visível é mais adequado para a parte quantitativa, pois a intensidade do sinal é proporcional à concentração do composto. b) Os instrumentos que usam a transformada de Fourier são mais vantajosos do que os dispersivos porque permitem a obtenção de espectros mais precisos e com maior resolução. Os espectrômetros dispersivos usam um prisma ou rede de difração para separar a luz em diferentes comprimentos de onda, o que pode levar a sobreposição de picos e perda de resolução. Já os espectrômetros de transformada de Fourier usam um interferômetro para gerar um sinal interferométrico, que é transformado em um espectro de frequência por meio de uma transformada de Fourier. Esse método permite a obtenção de espectros mais precisos e com maior resolução, além de ser mais rápido e eficiente.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais